Review: roteador D-Link AC 3200 [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: roteador D-Link AC 3200 [vídeo]

A D-Link é uma das mais famosas fabricantes de aparelhos para redes de computadores, sendo responsável por alguns dos produtos mais inovadores do segmento.

Na CES 2015, a companhia apresentou o roteador de alta velocidade AC3200. Com um visual robusto e que lembra muito uma espaçonave, o aparelho ganhou os holofotes no mundo todo com o design triangular e as seis antenas que ficam posicionadas estrategicamente.

Entretanto, não foram apenas estes motivos que fizeram o novo dispositivo nos impressionar. Muitas das vantagens deste modelo estão nas capacidades de transferência, que superam facilmente muitos produtos concorrentes.

O D-Link AC 3200 conta com sistema tri-band, trabalha nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz e, com isso, pode alcançar a incrível velocidade de transferência de até 3.200 megabits por segundo. Graças a tais características, este roteador oferece performance inigualável para o consumidor que pretende transmitir vídeos em 4K. Vamos conferir mais detalhes.

Especificações

Design de cair o queixo

A experiência com este D-Link já começa com a embalagem. Ela é gigantesca e conta com informações que ressaltam as qualidades do aparelho. Contudo, nossa maior surpresa foi quando abrimos a caixa e vimos o roteador de perto.

Ele é gigantesco e realmente parece uma verdadeira nave espacial de séries como Jornada nas Estrelas ou Babylon Five. Apesar do tamanho avantajado, o produto não é pesado, sendo possível fixá-lo em qualquer parede.

Na parte de trás, duas portas USB (uma 2.0 e outra 3.0), quatro portas de rede gigabit e uma porta WAN revelam as conectividades do aparelho. Em cima, os LEDs na cor branca exibem as principais informações sobre o funcionamento do produto.

O design é perfeito, com retas bem definidas, e o encaixe simétrico das seis antenas nas laterais, as quais visam proporcionar melhor sinal. Entretanto, o que mais chama atenção é o acabamento refinado e a cor vermelha, que deixam o aparelho mais atraente.

Pronto para tudo

Conforme a própria D-Link informa, este roteador é um produto versátil preparado para os mais diversos tipos de situação. Não importa se você pretende apenas ver filmes, jogar ou transferir muitos dados, pois o roteador AC3200 oferece recursos avançados para entregar ótimo desempenho em todas as atividades.

Na própria embalagem há informações sobre a compatibilidade com redes WiFi 802.11ac, transmissão de conteúdo 4K, otimização para jogos, QoS avançado, portas gigabit, suporte para componentes USB, retrocompatibilidade e apps myDlink.

O processo de instalação do D-Link AC3200 é simples e rápido. Depois, todo o processo de gerenciamento pode ser realizado através do navegador, sendo que algumas funcionalidades podem ser acessadas com os aplicativos disponíveis para Android e iOS.

Performance insana

Com processador dual-core, este aparelho é voltado para transmissões de vídeo em 4K, jogatina com alto desempenho e transferência de grandes quantidades de dados. De fato, a unidade central de processamento dá conta de todas as atividades simultaneamente, possibilitando obter o melhor desempenho em todas as situações.

Uma vantagem é o sistema Tri-Band, que funciona nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz — e inclui compatibilidade com aparelhos que usam o novo sistema Dual Band AC. Somando as velocidades de todas as bandas, este D-Link pode transferir até 3,2 gigabits por segundo.

A velocidade máxima para um único dispositivo é de 1,3 Gb por segundo, o que é impressionante considerando que as redes cabeadas só transmitem até 1 Gb por segundo. Contudo, na prática, o máximo que conseguimos de velocidade foi 550 Mbps em um smartphone com tecnologia 802.11ac usando a banda de 5 GHz.

Levando em conta que o streaming do Netflix em 4K consome no máximo 20 Mbps de banda, você pode ter a certeza de que este roteador dá conta de gerenciar 10 streamings simultâneos nesta resolução. Obviamente, o grande problema aqui não é a limitação do aparelho, mas a da conexão com a internet.

O sinal deste roteador é muito bom. O sistema de seis antenas se mostra realmente poderoso, atravessando algumas barreiras e garantindo boas velocidades mesmo quando o nível de sinal fica mais fraco. Entretanto, não adianta esperar que o aparelho faça milagre, pois o sinal não vai ultrapassar muitas paredes e manter a velocidade.

As portas USB possibilitam a conexão de dispositivos de armazenamento, impressoras ou outros componentes para serem compartilhados na rede local. Algo curioso é que em vez de colocar duas portas do tipo 3.0, a D-Link optou por manter uma no padrão 2.0, o que é uma pena considerando a proposta do produto.

Smart Connect

Com a tecnologia Smart Connect, o D-Link AC3200 garante a melhor conexão possível para os seus aparelhos. Normalmente, as pessoas ficam em dúvida quanto à melhor frequência, mas, com este roteador, você não precisa se preocupar, pois ele consegue detectar o tipo do aparelho que está se conectando e garantir a melhor conectividade e taxa de transferência.

Há muitos dispositivos mais antigos que oferecem compatibilidade com os dois padrões, mas eles ainda contam com tecnologias rudimentares para a frequência dos 5 GHz. Nesses casos, o roteador da D-Link força a conexão na faixa dos 2,4 GHz, liberando a banda maior para os produtos mais novos que podem se beneficiar da frequência mais elevada.

Vale a pena?

Não há dúvidas que o novo roteador da D-Link esbanja desempenho e funcionalidade. Seu sistema tri-band é o grande destaque, possibilitando que múltiplos dispositivos possam aproveitar o máximo da rede. A grande vantagem deste modelo é a capacidade de dar suporte a vários dispositivos simultaneamente, garantindo conexões de altíssima velocidade.

O design do produto também conta muito, sendo que ele é perfeito para os fãs de tecnologias ou para aqueles pretendem colocar uma “nave espacial” na estante. O sistema de múltiplas antenas é um diferencial importante, que garante longo alcance e alta velocidade mesmo com barreiras.

No Brasil, o D-Link AC3200 chega por R$ 2.299, valor bem salgado para a maioria dos consumidores, mas é preciso considerar que o preço se justifica por conta das tecnologias exclusivas. Para muita gente, não faz sentido gastar tudo isso em um roteador, mas não há dúvidas de que este é o roteador perfeito para quem precisa de alto desempenho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.