Cyanogen recusou oferta de compra feita pela Google [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: Cyanogen recusou oferta de compra feita pela Google [rumor]

Conhecida por oferecer ao público a oportunidade de instalar versões modificadas (e atualizadas) do Android, a Cyanogen Inc. poderia pertencer à Google nesse exato momento — se não fosse o fato de ela ter recusado uma oferta de compra feita pela empresa. Segundo o The Information, Sundar Pichai (chefe das divisões do Android e do Chrome) foi o responsável por apresentar recentemente uma proposta de aquisição total da desenvolvedora.

Em teoria, a compra da Cyanogen Inc. pela Google garantiria o controle completo do ecossistema de aparelhos Android, visto que o Cyanogen Mod é potencialmente a única ameaça real que a plataforma enfrenta nesse momento. Logo após as negociações fracassadas, a desenvolvedora do software teria iniciado conversas com diversos investidores de forma a garantir uma avaliação de mercado próxima a US$ 1 bilhão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, a Cyanogen está finalizando um acordo com a fabricante Micromax para trazer ao mercado indiano aparelhos com sua versão modificada do Android OS. Usuários rodando o Cyanogen podem não somente mudar de forma completa a aparência do sistema operacional como optar entre várias opções que incrementam a segurança dos aparelhos utilizados.

Cyanogen pode se distanciar das diretrizes da Google

Embora relativamente desconhecida por aqui, a Micromax rivaliza com a Samsung pelo domínio do mercado indiano, o que torna a parceria com a Cyanogen um grande perigo para a versão convencional do Android. Vale notar que, mesmo apostando em mudanças, a companhia tem que prestar atenção às diretrizes básicas da Google para não perder o acesso ao pacote de serviços disponibilizados pela companhia — o que inclui a loja Google Play e aplicativos como o Gmail.

A falha nas negociações indica que pode haver uma grande mudança na maneira como a companhia lida com o sistema operacional. Tal qual a Amazon e a Samsung, a Cyanogen pode optar por abandonar completamente os serviços da Google, contando com sua força e influência próprias para criar uma plataforma capaz de concorrer no mesmo nível de sua inspiração primária.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.