MOD: integração entre apps e Android vai inaugurar 'era pós-apps'; entenda

1 min de leitura
Imagem de: MOD: integração entre apps e Android vai inaugurar 'era pós-apps'; entenda

A Cyanogen apresentou durante a Mobile World CongresS 2016 uma nova plataforma que deverá permitir uma maior integração entre aplicativos e o SO da Google. Sob o nome de “MOD”, o projeto promete aos desenvolvedores nada menos que o acesso direto às APIs nativas dos apps – privilégio até então disponível apenas aos programadores dos sistemas operacionais. Será possível, assim, realizar um emparelhamento profundo entre versões de aplicativos ou extensões junto dos apps já existentes do Android.

A empreitada, vale mencionar, está em fase de avaliação devido às potenciais implicações de segurança em função, justamente, dessa integração complexa entre apps e sistema. A ideia, porém, é disponibilizar a plataforma MOD a todos os criadores de serviços compatíveis com o Android após a finalização dos testes. Segundo informa o TechCrunch, a companhia responsável pelo projeto enxerga a aposta como “a evolução dos apps”; o MOD inauguraria, assim, uma “era pós-aplicativos”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E na prática?

As implementações possíveis em função dessa integração profunda entre Android e apps terceiros, por exemplo, afeta os serviços de VoIP (Voz Sobre Protocolo de Internet). Na prática, significa que usuários do Cyanogem poderiam escolher entre realizar uma chamada através da rede do celular ou via Skype a partir do teclado do telefone – o que dispensaria aplicativos extras para cada um dos tipos de chamada.

Especula-se também que os serviços de reconhecimento de voz pela assistente Cortana poderão ser integrados às funções dos smartphones que rodam o Android – tirar uma selfie sem ter de acessar o app de câmera ou ativar o Hyperlapse através da fala são opções que poderão, ainda, ficar disponíveis. Uma tela de bloqueio interativa que dispensaria o login para a consulta a notificações de redes sociais parece ser outra grande novidade que poderá ser lançada junto da chegada de MOD.

Lançamento

O lançamento da nova plataforma será realizado no próximo mês, junto da chegada do Cyanogen OS 13.0. Empresas que trabalham com produtos OEM e MNO e que são parceiras da Cyanogen poderão ativar seus smartphones a partir do programa “MOD Ready” – companhias que decidirem participar do programa vão receber um kit de desenvolvimento que deverá garantir compatibilidade completa entre a plataforma e os chipsets mais recentes.

Mais informações sobre a plataforma MOD podem ser conferidas nesta página, em inglês.

...

Qual iniciador você usa em seu Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.