Por que existem pilhas na placa-mãe?

2 min de leitura
Imagem de: Por que existem pilhas na placa-mãe?

Você sabia que existe uma pilha na sua placa-mãe? Mas diferentemente do que acontece com as pilhas de eletroeletrônicos, as baterias de computadores não possuem a função de alimentar os componentes com energia elétrica.  O que ela faz é manter os dados salvos na memória volátil, nos momentos em que a máquina estiver desligada.

Memória volátil? Isso mesmo, as placas mais antigas armazenavam diversas informações em dispositivos Flash-ROM, que necessitam de constante alimentação de energia para que as informações não fossem perdidas. De maneira parecida com o que acontecia com as fitas de Super Nintendo, quando a bateria deixa de funcionar, os dados salvos eram perdidos.

Bateria de lítio

Há também muitos relatos de usuários que perderam todas as configurações da BIOS ao deixar que as pilhas se esgotassem. Mas esse tipo de problema já não ocorre hoje em dia, pois as placas-mãe deixaram de utilizar as baterias para manter a carga dos dados. Então as pilhas não existem mais? Errado, elas existem, mas com outra função.

As pilhas nos computadores atuais

Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Assim, as informações já não seriam mais perdidas, mesmo que houvesse falhas na alimentação de energia. As baterias passaram, então, a ser parte integrante do sistema RTC (Real Time Clock ou relógio em tempo real, em português).

Dessa forma, a bateria de lítio acoplada à placa-mãe passa a ser responsável apenas pela manutenção da energia elétrica do relógio interno. Logo, caso a pilha seja descarregada, o computador não sofre grandes perdas de dados.

Problemas frequentes

Caso um dia você ligue seu computador e perceba que o relógio está atrasado para o exato momento em que você desligou a máquina anteriormente, não se assuste. Corrigir esse tipo de problema faz parte da manutenção mais simples de um PC, pois tudo o que precisa ser feito é a troca da bateria de lítio.

Mesmo que seja necessário pedir para que um técnico de informática resolva o problema para você, dificilmente ele cobrará mais do que 50 reais pelo serviço, visto que uma pilha de 3 volts para placas-mãe não chega a custar mais do que 10 reais. Já possuindo conhecimentos em manutenção, basta abrir a máquina e trocar a pilha. Feito com calma, o processo completo não dura mais do que 10 minutos.

.....

Deixamos claro que as baterias não possuem função de armazenar dados, mas sim de fornecer energia elétrica para os componentes de armazenamento, se, e somente se, a máquina estiver desligada. Agora conte para o Tecmundo se você já sabia como funcionava esse componente no seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.