É difícil negar a tradição da China em investir em construções gigantescas quando se leva em consideração a existência de sua Grande Muralha. No entanto, o país já provou diversas vezes que investir em projetos grandiosos nem sempre é uma boa ideia, como bem comprova o Pentagonal Mart, construído em Shanghai.

Avaliada em US$ 200 milhões,a  estrutura foi construída com o objetivo de se tornar um grande centro de compras com um visual que lembra o Pentágono dos Estados Unidos. Apesar de a construção ter sido completada em 2009, a imensa construção que ocupa 500 mil metros quadrados permanece essencialmente vazia.

Segundo uma reportagem do People’s Daily News, uma combinação entre uma má localização e uma estrutura interna confusa serviu para espantar lojistas.  Há algumas exceções, mas em geral é difícil que um visitante da estrutura se depare com outras pessoas que vieram ao local interessados em fazer uma grande quantidade de compras.

A estrutura é mais uma prova de que não basta investir grandes quantidades de dinheiro em uma obra sem ter qualquer previsão de sua utilidade ou verdadeiro potencial comercial. Infelizmente, não é somente na China que é possível verificar situações do tipo, como bem comprovam as dezenas de shopping centers abandonados espalhados em países como os Estados Unidos.

O que você pensa sobre o abandono de grandes construções? Comente no Fórum do TecMundo