Seis coisas legais que você pode fazer com o Bloco de notas

4 min de leitura
Imagem de: Seis coisas legais que você pode fazer com o Bloco de notas

Leve, limpo, sem centenas de configurações complexas, o Bloco de notas é um programa que, ou é amado, ou odiado. Apesar de não ser um editor de textos tão completo quanto o Word, ele também possui algumas ferramentas interessantes e até curiosas.

É possível fazer muito mais com o Notepad do que escrever recados rápidos, porém a maior parte das pessoas não sabe disso. Carimbos automáticos, desenhos, configurações de página etc... Veja um pouco do que o Bloco de notas é capaz de fazer!

Leia ao contrário

Uma das curiosidades do Notepad que podem ser menos úteis para nós brasileiros é a possibilidade de escrever de trás para frente. Isso por que, em caracteres iguais os nossos, não faz diferença, e a nossa direção de escrita é da esquerda para a direita.

Leia no sentido contrário usando o Bloco de notas

Porém, se você entende algum idioma que tem o sentido da leitura invertido e precisa de um editor de texto com a capacidade de “ler ao contrário”, basta colar o texto no Bloco de notas, clicar com o botão direito em qualquer parte em branco da janela e marcar a opção “Sentido de leitura da direita para a esquerda” (Right to left Reading order) no menu de contexto.

Crie um log das suas atividades

Se algum dia você precisar criar um documento e marcar nele horários exatos nos quais alguma atividade foi realizada, você pode criar um log automático no Bloco de notas, e não precisar se preocupar em digitar a hora todas as vezes que inserir algo novo.

É possível criar um log no Bloco de Notas

Por exemplo, você está desenvolvendo um projeto com várias etapas e precisa documentar o tempo que levou para cumprir cada uma delas. Crie um documento no Bloco de notas e digite “.LOG” na primeira linha, sem as aspas. Salve e feche o arquivo, e todas as vezes que ele for aberto, aparecerá um “carimbo” de data e hora automático.

Veja as suas fotos em ASCII art

Existem vários programas que transformam fotografias em ASCII art, uma forma de arte na qual a imagem é recriada usando símbolos e caracteres. Para visualizar esses arquivos, você pode usar o bloco de textos, por causa da sua janela de tamanho controlável e de fácil configuração, o que não acontece no Word, por exemplo.

Veja as suas fotos em ASCII art

Você pode usar diversos programas para gerar o TXT com a sua imagem, dentre eles o Characterizer, um aplicativo fácil de mexer e que simula de maneira bastante fiel a criação de uma imagem em ASCII art.

Insira data e hora

Se você não deseja um documento em estilo log, mas quer um carimbo de data e hora pronto no meio do seu documento, é possível inserir isso automaticamente, sem precisar digitar tudo quantas vezes for preciso.

Insira um carimbo de data e hora

Basta ir até o menu “Editar” (Edit) e clicar em “Hora/data” (Time/Date) para aplicar o “carimbo” no seu texto. Ele coloca a marcação de tempo no local em que o cursor estiver, em um padrão como este: “10:22 17/03/2011”

Vá para uma linha específica

Quem usa o Bloco de notas para criar ou editar código de programação sabe que, às vezes, é preciso ir até uma linha específica para corrigir algum bug, quando você recebe algum aviso parecido com este: “Syntax error on Line XXX.”. Em um arquivo com milhares de linhas, nada melhor do que a possibilidade de ir diretamente para o que interessa!

Pule para a linha que você deseja encontrar

Primeiramente, note que para isso funcionar, a opção “Quebra de linha automática” (Word Wrap) precisa estar desabilitada. Vá em “Formatar” (Format) e desmarque isso. Agora basta pressionar “CTRL + G” para abrir uma caixa de diálogo simples. Digite o número da linha desejada e aperte “Enter”, ou clique em “Ir Para” (Go to).

Você pode também, se desejar, visualizar na barra de status em qual linha do documento você está com o cursor parado. Basta ir no menu “Exibir” (View) e marcar a opção “Barra de Status” (Status Bar).

Adicione cabeçalho e rodapé

Você não achou que fosse possível configurar a página no Bloco de notas, assim como acontece no Word, não é mesmo? Exatamente da mesma forma não é mesmo, porém aqui está uma ferramenta que poucos conhecem no Notepad: a possibilidade de adicionar cabeçalho e rodapé aos seus documentos.

Vá até o menu “Arquivo” (File) e clique em “Configurar Página” (Page Setup). Essa configuração só irá aparecer no momento da impressão, pois é quando o Bloco de notas divide o texto em páginas. Nos campos “Cabeçalho” (Header) e “Rodapé” (Footer), digite o que você deseja que apareça em todas as páginas.

Adicione cabeçalho e rodapé no documento para impressão

O Bloco de notas permite o uso de alguns códigos bem simples para implementar essas duas partes da sua página. Veja alguns deles (use todos sem as aspas): data - “&d”, hora - “&t”, número da página - “&p”, nome do arquivo -“&f”, alinhamento pela direita - “&r”, alinhamento pela esquerda - “&l” e alinhamento centralizado - “&c”.

Bônus: easter egg no Bloco de notas!

Você já deve ter ouvido falar sobre easter eggs (ovos de páscoa, em tradução literal). São pequenas curiosidades escondidas em sites e programas, e que apenas quem sabe como chegar até elas pode encontrá-las. O Bloco de notas traz um dos poucos easter eggs do Windows, já que, há algum tempo, é política da empresa não adicionar esse tipo de “surpresa” nos códigos dos seus aplicativos.

Esconda as palavras no Windows XP

Abra um novo documento do Notepad e digite “bush hid the facts” (algo como “bush escondeu os fatos, em inglês), sem as aspas. Salve o documento com qualquer nome, feche-o e abra novamente. Não foi bem isso o que você salvou, foi? Este easter egg não funciona no Windows 7, apenas em versões anteriores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.