Seis coisas legais que você pode fazer com o Bloco de notas

Apesar de simples, o Bloco de notas pode fazer muito mais do que você imagina! Descubra seis funções legais (e algumas bastante úteis) deste editor de textos!
  • Visualizações88.461 visualizações
Por Ana Nemes em 17 de Março de 2011

Leve, limpo, sem centenas de configurações complexas, o Bloco de notas é um programa que, ou é amado, ou odiado. Apesar de não ser um editor de textos tão completo quanto o Word, ele também possui algumas ferramentas interessantes e até curiosas.

É possível fazer muito mais com o Notepad do que escrever recados rápidos, porém a maior parte das pessoas não sabe disso. Carimbos automáticos, desenhos, configurações de página etc... Veja um pouco do que o Bloco de notas é capaz de fazer!

Leia ao contrário

Uma das curiosidades do Notepad que podem ser menos úteis para nós brasileiros é a possibilidade de escrever de trás para frente. Isso por que, em caracteres iguais os nossos, não faz diferença, e a nossa direção de escrita é da esquerda para a direita.

Leia no sentido contrário usando o Bloco de notas

Porém, se você entende algum idioma que tem o sentido da leitura invertido e precisa de um editor de texto com a capacidade de “ler ao contrário”, basta colar o texto no Bloco de notas, clicar com o botão direito em qualquer parte em branco da janela e marcar a opção “Sentido de leitura da direita para a esquerda” (Right to left Reading order) no menu de contexto.

Crie um log das suas atividades

Se algum dia você precisar criar um documento e marcar nele horários exatos nos quais alguma atividade foi realizada, você pode criar um log automático no Bloco de notas, e não precisar se preocupar em digitar a hora todas as vezes que inserir algo novo.

É possível criar um log no Bloco de Notas

Por exemplo, você está desenvolvendo um projeto com várias etapas e precisa documentar o tempo que levou para cumprir cada uma delas. Crie um documento no Bloco de notas e digite “.LOG” na primeira linha, sem as aspas. Salve e feche o arquivo, e todas as vezes que ele for aberto, aparecerá um “carimbo” de data e hora automático.

Veja as suas fotos em ASCII art

Existem vários programas que transformam fotografias em ASCII art, uma forma de arte na qual a imagem é recriada usando símbolos e caracteres. Para visualizar esses arquivos, você pode usar o bloco de textos, por causa da sua janela de tamanho controlável e de fácil configuração, o que não acontece no Word, por exemplo.

Veja as suas fotos em ASCII art

Você pode usar diversos programas para gerar o TXT com a sua imagem, dentre eles o Characterizer, um aplicativo fácil de mexer e que simula de maneira bastante fiel a criação de uma imagem em ASCII art.

Insira data e hora

Se você não deseja um documento em estilo log, mas quer um carimbo de data e hora pronto no meio do seu documento, é possível inserir isso automaticamente, sem precisar digitar tudo quantas vezes for preciso.

Insira um carimbo de data e hora

Basta ir até o menu “Editar” (Edit) e clicar em “Hora/data” (Time/Date) para aplicar o “carimbo” no seu texto. Ele coloca a marcação de tempo no local em que o cursor estiver, em um padrão como este: “10:22 17/03/2011”

Vá para uma linha específica

Quem usa o Bloco de notas para criar ou editar código de programação sabe que, às vezes, é preciso ir até uma linha específica para corrigir algum bug, quando você recebe algum aviso parecido com este: “Syntax error on Line XXX.”. Em um arquivo com milhares de linhas, nada melhor do que a possibilidade de ir diretamente para o que interessa!

Pule para a linha que você deseja encontrar

Primeiramente, note que para isso funcionar, a opção “Quebra de linha automática” (Word Wrap) precisa estar desabilitada. Vá em “Formatar” (Format) e desmarque isso. Agora basta pressionar “CTRL + G” para abrir uma caixa de diálogo simples. Digite o número da linha desejada e aperte “Enter”, ou clique em “Ir Para” (Go to).

Você pode também, se desejar, visualizar na barra de status em qual linha do documento você está com o cursor parado. Basta ir no menu “Exibir” (View) e marcar a opção “Barra de Status” (Status Bar).

Adicione cabeçalho e rodapé

Você não achou que fosse possível configurar a página no Bloco de notas, assim como acontece no Word, não é mesmo? Exatamente da mesma forma não é mesmo, porém aqui está uma ferramenta que poucos conhecem no Notepad: a possibilidade de adicionar cabeçalho e rodapé aos seus documentos.

Vá até o menu “Arquivo” (File) e clique em “Configurar Página” (Page Setup). Essa configuração só irá aparecer no momento da impressão, pois é quando o Bloco de notas divide o texto em páginas. Nos campos “Cabeçalho” (Header) e “Rodapé” (Footer), digite o que você deseja que apareça em todas as páginas.

Adicione cabeçalho e rodapé no documento para impressão

O Bloco de notas permite o uso de alguns códigos bem simples para implementar essas duas partes da sua página. Veja alguns deles (use todos sem as aspas): data - “&d”, hora - “&t”, número da página - “&p”, nome do arquivo -“&f”, alinhamento pela direita - “&r”, alinhamento pela esquerda - “&l” e alinhamento centralizado - “&c”.

Bônus: easter egg no Bloco de notas!

Você já deve ter ouvido falar sobre easter eggs (ovos de páscoa, em tradução literal). São pequenas curiosidades escondidas em sites e programas, e que apenas quem sabe como chegar até elas pode encontrá-las. O Bloco de notas traz um dos poucos easter eggs do Windows, já que, há algum tempo, é política da empresa não adicionar esse tipo de “surpresa” nos códigos dos seus aplicativos.

Esconda as palavras no Windows XP

Abra um novo documento do Notepad e digite “bush hid the facts” (algo como “bush escondeu os fatos, em inglês), sem as aspas. Salve o documento com qualquer nome, feche-o e abra novamente. Não foi bem isso o que você salvou, foi? Este easter egg não funciona no Windows 7, apenas em versões anteriores.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!