menu
Logo TecMundo
Minha Série

Maior redoma do mundo ganha prêmio de 'construção mais incrível do ano'

Singapore SportsHub abriga um estádio de futebol e multieventos embaixo da redoma

schedule20/11/2015, às 16:17

O Singapore SportsHub foi premiado pela Institution for Structural Engineers com o título de construção mais incrível do ano. A praça poliesportiva tem uma redoma gigante, que mede 310 metros de comprimento na horizontal e possui duas tampas móveis que podem ser fechadas ou abertas em 20 minutos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Para você ter uma dimensão do tamanho dessa construção, observe as pessoas em cima das tampas nas fotos a seguir. Elas ficam minúsculas, quase como formiguinhas. Contudo, não foi por sua magnitude que o Singapore SportsHub ganhou o prêmio “Supreme Award for Structural Engineering Excellence” de 2015.

undefined

Leia Mais

Por dentro

O estádio tem toda uma mecânica impressionante que começa pelas tampas móveis e termina nas arquibancadas, que podem ser recolhidas e expandidas dependendo do evento esportivo que vai acontecer no local.

Há estruturas hidráulicas que controlam todo o anel inferior das arquibancadas, e, recolhendo algumas fileiras da parte de cima, é possível afastar o restante para longe do campo, dando espaço para uma pista de atletismo, por exemplo.

undefined

Como Singapura também é um país tropical, foi desenvolvido um sistema de resfriamento bastante interessante para o estádio. Uma rede quilométrica de canos metálicos foi trançada sob as arquibancadas, e, por ela, passa água quase congelada. Em seguida, ventiladores espalham o ar gelado para todo o estádio.

Leia Mais

Impre$$ionante

A construção levou 45 meses para ficar pronta e foram necessários 4 mil trabalhadores. Somente a estrutura de aço da redoma pesa 9 toneladas, e a parte móvel ainda é composta de 20 mil LEDs.

undefined

Isso forma uma tela gigante sobre o estádio, que pode ser lida/vista tanto de dentro quanto de fora do estádio. O orçamento total utilizado nessa obra foi de US$ 1,3 bilhão (R$ 4,8 bilhões), quase três vezes o valor do Estádio Nacional de Brasília, o mais caro já construído no Brasil.