Piscou, perdeu! Truque visual transforma fotos monocromáticas em coloridas

1 min de leitura
Imagem de: Piscou, perdeu! Truque visual transforma fotos monocromáticas em coloridas

Será que é possível confiar em nossos olhos durante todo o tempo? Infelizmente não! Há muitas situações em que somos "enganados" por eles, mas nem sempre isso é prejudicial. Em diversos momentos, é até mesmo divertido perceber que nossos olhos podem nos pregar algumas peças. O vídeo que está no topo desta notícia traz um grande exemplo disso.

Criado pela BBC para a série "Colour: The Spectrum of Science" (Cor: o Espectro da Ciência), ele mostra um pequeno truque bem legal. A apresentadora Helen Czerski mostra uma imagem em preto e branco do Castelo de Dunstanburgh. Em seguida, coloca a mesma foto com cores falsas e pede para que os entrevistados olhem para um ponto fixo no meio da imagem.

Assim que os olhos se acostumam à imagem com as cores falsas, ela pode voltar a ser mostrada em preto e branco e as pessoas passam a ver tudo com as cores reais — desde que aquele ponto fixo não seja movido durante a observação. Mas como isso é possível? O site Mental Floss traz a resposta de um modo bem simples para todos nós:

"Esse truque funciona porque a exposição a uma cor específica pode sobrecarregar um dos três tipos de células-cones que temos em nossos olhos, forçando os outros dois a exibir as cores complementares opostas. Felizmente, isso não é uma reação permanente e a visão pode voltar ao normal em apenas alguns segundos.".

Qual é a sua ilusão de ótica favorita? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.