Lembra do 'vestido azul ou branco'? Ele ainda intriga cientistas

1 min de leitura
Imagem de: Lembra do 'vestido azul ou branco'? Ele ainda intriga cientistas

Nós sabemos que os memes da internet possuem prazo de validade relativamente curto. Depois da explosão internacional, em poucas semanas eles são completamente esquecidos por todos — e depois de outras semanas eles são levados aos programas de auditório da televisão. Um exemplo bem interessante disso é “The Dress”... Aquele vestido azul e preto (ou branco e dourado) que causou polêmica na internet mundial.

Mas por mais que ele tenha sido esquecido por quase todos os consumidores e leitores, cientistas ainda tentam descobrir mais sobre ele. E a prova disso está no fato de que ainda há muitas teorias surgindo nos meios acadêmicos de universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. O estudo mais recente se chama “Grandes diferenças individuais de percepção de cores descoberta pela fotografia de ‘O Vestido’”.

No texto, os pesquisadores levantam uma hipótese bem interessante, que tenta explicar o que outros teóricos já afirmaram — em relação à percepção estar ligada não às fontes externas de luz no momento da visualização, mas ao cronótipo individual, que afirma que o organismo age diferente no decorrer do dia.

Testes práticos

O texto diz: “Se a teoria da iluminação estiver correta e pessoas tiverem percepções diferentes de acordo com a exposição, poderíamos prever que ambientes claros mostrarão o viés branco/dourado por anularem a cor azul. Assim como ambientes escuros fariam o contrário.”. mas após entrevistar 1.400 pessoas eles descobriram que isso não retornou resultados conclusivos e que confirmassem a hipótese.

Em resumo... Os cientistas afirmam que as teorias mais aceitas até o momento não têm retornado bons resultados quando realizados testes práticos. Ou seja, ainda não é possível dizer os motivos pelos quais tantas pessoas acreditam que o vestido tenha uma coloração diferente da que tantas outras enxergam.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.