MIT trabalha na criação de cabos mais inteligentes e versáteis [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: MIT trabalha na criação de cabos mais inteligentes e versáteis [vídeo]

Embora diversas tecnologias wireless já estejam presentes em uma grande variedade de dispositivos, limitações relacionadas ao uso de baterias e preços significam que ainda vamos ter que lidar com cabos durante um bom tempo. Levando isso em consideração, pesquisadores do MIT decidiram desenvolver meios que ampliam as funções desse elemento e o transformam em controladores inteligentes.

O trabalho desempenhado pelo Tangible Media Group resultou em uma novidade batizada como Cord UIs. Combinados com copolímeros piezoeletrônicos, os cabos são capazes de exercer uma série de funções — dar um nó na extensão de um abajjur pode diminuir a intensidade de sua lâmpada, assim como apertar um cabo pode interromper totalmente o fluxo de eletricidade que passa por ele.

Talvez a utilidade mais interessante aconteça em fones de ouvido, nos quais bastaria apertar qualquer área do cabo para interromper ou reiniciar uma música (o que, reconhecemos, pode resultar em alguns acidentes). Em sua forma atual, os cabos são um tanto desengonçados e grossos, mas é difícil não reconhecer seu potencial — e questionar por que ninguém pensou em algo do tipo antes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.