Após pane elétrica, piloto de avião usa iPad para fazer pouso de emergência

1 min de leitura
Imagem de: Após pane elétrica, piloto de avião usa iPad para fazer pouso de emergência
Imagem: Airliners

De acordo com informações da Associated Press, um piloto não-identificado conseguiu fazer uma proeza digna de troféu e medalhas: ele pousou um monomotor usando um iPad para navegar até o aeroporto mais próximo. O cidadão, que não teve seu nome divulgado pela imprensa, decolou junto com sua esposa no estado de Wyoming (EUA) com destino a Wisconsin na noite da última sexta-feira.

Tudo ia bem, até que o avião utilizado pelo casal sofreu uma pane elétrica que congelou completamente seus sistemas de operação. Em vez de entrar em desespero, o piloto resolveu utilizar seu iPad como instrumento de navegação para tentar fazer um pouso forçado no aeroporto mais próximo – o de Rapid City (cidade localizada no estado de Dakota do Sul), que estava localizado a 80 milhas do local da falha elétrica.

As únicas informações disponíveis eram indicadores de altitude e velocidade do ar; além disso, o piloto estava incapacitado de se comunicar com a torre de controle do Aeroporto Regional de Rapid City. Visto que a pane impedia a abertura do trem de pouso, a aterrisagem do avião não foi exatamente confortável – testemunhas afirmam que faíscas puderam ser vistas na fuselagem enquanto o monomotor (modelo Piper PA-24 Comanche) derrapava sobre a pista, que por pura sorte estava vazia. Milagrosamente, o pouso de emergência deu certo, o veículo aéreo não sofreu grandes avarias e o casal sangue-frio não sofreu quaisquer ferimentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.