HuddleLamp: projeto do MIT transforma vários portáteis em interface única

1 min de leitura
Imagem de: HuddleLamp: projeto do MIT transforma vários portáteis em interface única

Smartphone em uma mão, tablet sobre a mesa. Cada um deles executa funções próprias e não existe interdependência entre as interfaces exibidas. Até algum tempo atrás, essa era a realidade da tecnologia e dos portáteis. Mas é preciso dizer que as coisas estão mudando — a "Continuidade" entre iOS e OS X está aí para provar isso. Um ótimo exemplo está na demonstração que o MIT acabou de revelar.

HuddleLamp, como está sendo chamado, é um projeto que realiza a interação entre interfaces diferentes, formando uma única — independente de como as telas estão sendo dispostas pela mesa. Ele funciona com base em um software que cria as interações entre todos os elementos e também com um hardware que será responsável por realizar toda as medições e cálculos de interação.

O hardware principal está em uma câmera de profundidade — como o projeto é opensource, não existe um modelo exclusivo —, que deve ser instalado em uma luminária recomendada para se transformar no “HuddleLamp”. É com essa câmera bem fixada que o sistema se torna capaz de rastrear os movimentos e as telas, inclusive em relação aos posicionamentos e orientação de cada uma delas.

Com esse rastreio sendo enviado para o software de controle, as telas se tornam uma interface única e que podem oferecer interatividade, como você vê no vídeo no topo desta notícia. Como já dissemos, o projeto é opensource e pode ser acessado por este link. Nele, você pode acessar todos os arquivos de desenvolvimento e também de montagem dos sistemas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.