Ilusão de movimento engana o cérebro [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Ilusão de movimento engana o cérebro [vídeo]

Ao assistir ao vídeo acima, você vai afirmar que os dois retângulos coloridos se movem de forma diferente durante o decorrer do vídeo. Em alguns momentos, quando o fundo é listrado, eles caminham de maneira brusca e descompassada, dando a impressão de que um está na frente do outro. Quando o fundo se torna liso, entretanto, seus movimentos são sincronizados e suaves.

De acordo com a NewScientist, essa diferenciação nada mais é do que o cérebro sendo enganado pelo efeito de contraste do vídeo, pois o movimento dos retângulos é sempre o mesmo. A ilusão de ótica foi criada por Sebastiaan Mathôt, estudante da Universidade de Amsterdã, e ocorre sempre quando o fundo da imagem é tomado pelas listras, dando a impressão de que os retângulos se movem como lagartas.

O retângulo azul, que está em cima, é um pouco maior do que o marrom. Assim sendo, quando o fundo é listrado e as partes da frente de ambos os quadriláteros estão sobre uma faixa preta, o objeto azul parece se mover mais rapidamente. Como isso não ocorre quando elas estão sobre a faixa branca, o efeito geral é de que os retângulos se movem um de cada vez.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.