Engenharia torta: 10 edifícios que estão capengas

5 min de leitura
Imagem de: Engenharia torta: 10 edifícios que estão capengas

Torre das Milícias – Roma. A Itália tem um grande número de torres inclinadas.  (Fonte da imagem: Azumare)

Já imaginou diversos prédios históricos do mundo despencando no meio da rua? É, a Torre de Pisa não é a única que está torta. Vários motivos podem explicar suas inclinações: solo mal compactado, ação da natureza, inconsistência do terreno, fundação mal construída, entre outros fatores.

Mesmo que tenha havido erros de planejamento na hora de construir os edifícios, o fato é que hoje eles são famosos por sua inclinação e adorados por turistas e habitantes locais. Confira a lista de alguns dos prédios mais envergados do planeta.

1. As Duas Torres – Itália

(Fonte da imagem: Fotopedia)

Não, não estamos falando daquelas que ficam na Terra Média, e sim na Itália. As Torres de Bolonha formam um grupo de estruturas medievais italianas, sendo que as mais famosas são chamadas de As Duas Torres – marcos da cidade por suas inclinações.

A mais alta é chamada de Asinelli, e a menor é conhecida como Garisenda. Os nomes são derivados de famílias tradicionais que as construíram. Asinelli foi levantada no século X, tem 97 metros de altura e 2,23 metros de inclinação. Já Garisenda tem 48 metros de altura e é mais inclinada ainda: 3,22 metros.

2. Big Ben – Inglaterra

(Fonte da imagem: Fottus)

A torre do relógio mais famoso do mundo está torta. Mas não há motivos para preocupação (por enquanto): ela vai levar milhares de anos para chegar a um estado semelhante ao da Torre de Pisa.

A Tower Clock (seu nome verdadeiro) está 0,26 graus inclinada para noroeste, o que significa que entre a base e o ponto mais alto da estrutura há um desvio de cerca de meio metro. Segundo especialistas, a torre está desde 2003 se inclinando a um ritmo de 0,9 milímetros por ano. Uma das explicações para o ocorrido é a alteração na consistência do terreno em que o edifício se assenta.

3. Torre de Pisa – Itália

(Fonte da imagem: Filma Genes)

É claro que ela não ficaria de fora desta lista. A Torre de Pisa começou a ser construída em 1173, e a intenção dos projetistas não era deixá-la torta. Sua fundação mal construída e o solo mal compactado foram as causas da inclinação para o sudoeste.

Ela tem 55,86 metros de altura do lado mais baixo (e mais inclinado) e 56,7 metros no lado mais alto. A obra já passou por diversas reformas, tanto para recuperar sua estrutura quanto para evitar sua inclinação, que se mantém em 4 metros atualmente e, segundo especialistas, deverá endireitar-se lentamente, embora que em valores irrisórios.

4. Torre Inclinada de Torún – Polônia

(Fonte da imagem: Travel Pod)

A Torre Inclinada de Torún fica na Polônia e faz parte da muralha da cidade. Sua construção é do século XIV e inicialmente não contava com uma de suas quatro paredes, o que facilitou a inclinação.

A torre ficou torta por causa da instabilidade do solo e tem se mantido estável desde então. A inclinação é de 146 centímetros, perpendicularmente ao lado da rua.

5. Huqiu Tower – China

(Fonte da imagem: GGPHT)

A Huquiu Tower fica localizada na cidade de Suzhou, província chinesa de Jiangsu, mas é mais conhecida como a “Torre Inclinada da China”. A construção “matusalém” é do século IX. A torre tem 47 metros de altura e por mais de 1.000 anos ela tem se inclinado, devido às forças da natureza.

Ela tem uma inclinação de 2,32 metros e entorta cerca de 3 graus por ano, devido à quebra de duas colunas de apoio. Diversas ações foram feitas na torre para estabilizá-la, como reforços nas laterais e bombeamento do solo. As visitas à torre estão proibidas desde setembro de 2010.

6. A Torre Torta de Burano – Itália

(Fonte da imagem: Fine Art America)

Parece que o solo italiano é perfeito para brotar edifícios tortos. A igreja de São Martino, na cidade de Veneza, é mais uma torre torta do país, apelidada carinhosamente por seus habitantes de “a torre bêbada”. A igreja foi construída no século XV, em um arquipélago de quatro ilhas ligadas por pontes.

7. A Torre da Igreja de Bad Frankenhausen – Alemanha

(Fonte da imagem: Telegraph)

Essa está em apuros. O povo da cidade de Bad Frankenhausen tem lutado para salvar sua famosa torre, porque ela está inclinando demais e as autoridades da igreja protestante querem demoli-la, já que não conseguiram financiamento para estabilizar sua estrutura.

A torre está abandonada desde 1962. Sua armação de 56 metros de altura está 4,5 metros inclinada e está deslizando cada vez mais para o colapso. Os planos do prefeito para salvá-la são complexos e caros, e sem garantia de sucesso.

8. Torre inclinada de Suurhusen – Alemanha

(Fonte da imagem: BP)

Se a Itália é a campeã em número de torres tortas, a Alemanha é a número 1 quanto à inclinação delas. A torre da cidade alemã de Suurhusen é a mais inclinada do mundo, de acordo com o Guinness World Records.

A estrutura de 27 metros de altura está declinando em um ângulo de 5,19 graus. A igreja foi construída na Idade Média em terreno pantanoso, em cima de troncos de carvalho. Quando o terreno foi drenado no século XIX, a madeira apodreceu e deixou a torre capenga.

9. Torre inclinada de Nevyansk – Rússia

(Fonte da imagem: Russia IC)

Nevyansk é uma cidade russa que também tem sua representante. A torre torta foi construída no século XVIII e atualmente está pendendo para o lado em 2,20 metros. Sua inclinação é alvo de várias lendas. Uma delas diz que sua inclinação foi proposital e a ideia teria partido de um arquiteto talentoso da cidade.

Outra lenda conta que o arquiteto e outra pessoa subiram na torre logo após sua construção, e ela perguntou ao arquiteto se ele não poderia construir algo melhor que aquela torre. O arquiteto teria jogado a pessoa lá de cima e, na manhã seguinte, a torre estaria inclinada e escorrendo água por sua estrutura, como se estivesse chorando.

10. Torre inclinada de Bedum – Países Baixos

(Fonte da imagem: ABC Austrália)

A torre, que faz parte da igreja St Walfridus, tem 36 metros de altura e seu ângulo é considerado maior que o da Torre de Pisa. Se ambas fossem da mesma altura, Bedum teria um deslocamento maior, de 6 centímetros. A torre foi construída no século XII e está localizada na cidade holandesa de Bedum.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.