As 16 pontes mais incríveis do mundo

Das maiores às mais malucas, uma lista com o melhor da inteligência e engenhosidade humana.
  • Visualizações106.089 visualizações
Por Paulo Guilherme em 30 de Outubro de 2011

As 16 pontes mais incríveis do mundo (Fonte da imagem: Outdoor Travelling)

Desde o início da civilização, as pontes se provaram como uma das criações mais úteis e surpreendentes da humanidade, tanto por suas estruturas imponentes quanto por conseguirem resistir a enormes quantidades de peso mesmo quando parecem extremamente frágeis. Acompanhe aqui uma lista com algumas das mais embasbacantes já projetadas pelo homem.

1- Infinity Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundo (Fonte da imagem: designboom)

Essa ponte já seria, por si só, uma das mais impressionantes desta lista, graças à sua arquitetura moderna. Mas a parte realmente interessante da pequena construção (de apenas 240 metros) se mostra durante a noite: uma série de luzes azuis passa a iluminar as laterais da passarela, mudando de cor sempre que uma pessoa se aproxima. O resultado você pode ver no vídeo abaixo.

Uma pequena curiosidade: o motivo para a Infinity Bridge possuir tal nome está no desenho formado pelo arco da ponte em conjunto ao seu reflexo na água, que lembra o símbolo do infinito.

2- Rolling Bridge

Ao olhar para a Rolling Bridge durante a maioria dos dias, tudo que você vai ver é uma ponte comum. Mas ao meio-dia de todas as sextas-feiras, o aparelho mostra sua verdadeira característica: ela se enrola, com ajuda de um conjunto de prensas hidráulicas, tornando-se algo parecido com a mistura de uma caixa de pizza, uma roda de hamster e uma nave do filme de Star Wars em tamanho gigante. Confira o vídeo abaixo para vê-la em ação.

3- Millau Viaduct

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Flickr/tibchris)

Também conhecida por alguns como Millau Bridge, a ponte não impressiona apenas por sua beleza, mas também pelo fato de ser a mais alta do mundo, com 343 metros de altura no topo de seus pilares. Os carros na pista também ficam suspensos a grandes distâncias do chão (270 metros), o que pode ser bastante assustador.

4- Danyang–Kunshan Grand Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundo (Fonte da imagem: Panoramio)

O que essa construção falta em beleza, sobra em tamanho: com 164 km de extensão ela é, desde junho de 2011 (quando foi oficialmente inaugurada), certificada pelo Guinness como a mais longa ponte do mundo em todas as categorias. Seu projeto levou quatro anos para ser concluído e precisou de 10 mil trabalhadores, somando um custo total de 8,5 bilhões de dólares.

5- Golden Gate Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Possivelmente a ponte mais famosa do mundo (empatando apenas com a London Bridge), a ponte Golden Gate pode não ser dona de nenhum recorde, mas é inconfundível graças ao seu design, inovador para a época, e seu tom vermelho-alaranjado extremamente chamativo. Desde sua criação, é considerada um símbolo para o povo dos Estados Unidos.

Uma dúvida comum de muitas pessoas que veem a ponte pela primeira vez é o porquê dela possuir tal nome, uma vez que ela não possui uma parte dourada sequer. A resposta para isso não está na ponte, mas sim no que há abaixo dela: a construção atravessa um estreito chamado “Golden Gate”, fato que garantiu o título.

Engenhosidade humana

Você já se perguntou como um cabo tão grande quanto o usado para sustentar pontes é fabricado? Caso você um dia visite a parte sul da Golden Gate Bridge, conseguirá ter uma ideia. Lá há uma área onde está exposto um corte transversal do enorme cabo.

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

O segredo é simples: no lugar de uma única linha, os cabos de uma ponte são feitos de milhares de fios menores, de forma a criar uma corda assustadoramente larga, que é então revestida por uma folha de aço para protegê-las da ferrugem. E para quem está curioso em saber quantos fios foram usados para a Golden Gate, a resposta pode assustar: 27.572

6- The Bridge of Peace

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: TopBox Design)

Criada com o objetivo de ser um símbolo de ligação entre o velho e o novo distrito da cidade de Tblisi, a ponte possui milhares de LEDs espalhados em sua estrutura. Estes agem em conjunto com a enorme quantidade de vidro, presente tanto nos corrimãos quanto no teto da construção, de forma a clarear a passarela por completo durante a noite.

7- Sydney Harbour Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Embora seja uma construção de bela arquitetura, não é por isso que ela faz parte desta lista. Enquanto a maioria das pontes possui apenas algumas pistas, a Sydney Harbour Bridge é uma verdadeira rodovia suspensa, contanto com oito vias para carros, duas para bondes, uma ciclovia e uma passarela para pedestres.

Para suportar o enorme número de pistas, é preciso ser consideravelmente grande. E nisso a Sydney Harbour Bridge certamente se mostra impressionante, com uma largura de 49 metros; o que lhe garantiu o título de ponte mais larga do mundo.

8- High Line

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: High Line)

Originalmente uma linha de trem desativada, a High Line como na foto veio com um projeto que tem como objetivo adaptar a construção abandonada, transformando-a em uma enorme passarela. Mas a parte realmente interessante está no fato de que ela também será um parque, com direito a bancos, árvores e muitas plantas, atravessando boa parte de Manhattan como um jardim suspenso.

Embora já esteja aberta para o público, a High Line ainda não está completa: o projeto, que é dividido em três partes, acabou de dar início à sua segunda fase.

9- Rewa Rewa Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: newswire.co.nz)

Com uma arquitetura pouco convencional, a construção serve não só como ponto de travessia entre Nova Plymouth e Bell Block, mas também como um memorial para os mortos durante a Guerra dos Mosquetes. Diferente da maioria das pontes, que possuem um arco central ou dois distribuídos nas laterais, a Rewa Rewa Bridge conta com um único deles, mas que atravessa a estrutura de forma transversal, o que garante a ela uma aparência única.

Uma das características mais impressionantes da ponte está também em seu posicionamento: ela fica perfeitamente alinhada com o monte Taranaki. Dessa forma, ao olhar de um dos lados da ponte, há a impressão de que ela leva diretamente para a montanha.

10- Gateshead Millennium Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: This and That and More of the Same)

Apelidada por muitos como “A ponte do olho que pisca”, a Millennium Bridge já chama a atenção com sua arquitetura bastante diferente, que realmente lembra um olho com as pálpebras abertas. O mais interessante da ponte, no entanto, é sua capacidade de girar em seu eixo para permitir que embarcações atravessem o rio, como você pode ver no vídeo abaixo.

A ponte gira diariamente e é um show à parte para os pedestres que tiverem paciência suficiente para observá-la: diferente da reprodução acelerada mostrada acima, é necessário esperar aproximadamente dois minutos para que a rotação seja feita por completo.

11-Henderson Waves Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundo (Fonte da imagem: Flickr/Schristia)

Servindo de conexão entre dois parques da cidade de Cingapura, a ponte conta com uma série de “ondas” em uma de suas laterais que podem até parecer apenas um enfeite extravagante, mas na verdade têm uma utilidade interessante: elas servem de abrigo para os transeuntes, com direito até mesmo a bancos, além de poderem ser usadas como half-pipe para skatistas que não tiverem medo de cair de 36 metros de altura.

12- Helix Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: photojournalist)

Com uma arquitetura completamente diferente do que é de se esperar em uma ponte, a Helix Bridge impressiona com um único olhar. Sua estrutura é composta de milhares de hastes de metal, dispostas de forma a gerar uma longa espiral de um lado a outro da construção. Para quem gosta de apreciar a vista, a ponte também oferece uma ótima oportunidade, pois ela possui uma série de “sacadas”.

À noite, a Helix Bridge torna-se ainda mais bela com ajuda de uma série de luzes espalhadas por toda a estrutura, que passa a brilhar em um azul forte.

13- Bridge Vlaardingse Vaart

As 16 pontes mais incríveis do mundo (Fonte da imagem: abt)

Ao ver sua estrutura, você provavelmente pode pensar que essa foi uma tentativa de copiar o item anterior da lista, mas de fato, esta foi a primeira ponte com uma estrutura em espiral já projetada. Aqui, a ideia é bem mais simples: 400 tubos de aço unidos de forma a gerar algo como um paralelepípedo retorcido. Mas nem por isso a Bridge Vlaardingse Vaart deixa de mostrar sua beleza, que impressiona, mesmo que de forma um pouco mais modesta.

14- Ponte Vecchio

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Nippon-Italia)

Embora não seja nenhum milagre do design, a famosa ponte da cidade de Florença possui uma característica que a torna única: enquanto a maioria dessas estruturas serve apenas como passarela para pessoas e veículos, a Ponte Vecchio é também um shopping, pois suas laterais estão repletas de lojas. Essas mesmas lojas também dão uma aparência peculiar para a construção, uma vez que, quando vistas por fora, parecem um condomínio suspenso.

15- Langkawi Sky Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Essa é uma ponte que poucos têm coragem de atravessar, devido à forma como é suspensa: Toda a estrutura se mantem de pé por um único pilar, de aparência semelhante a um guindaste, de onde saem os cabos. Quem conseguir superar o medo da possibilidade da queda de 125 metros, porém, tem direito a uma vista belíssima do arquipélago de Langwaki.

16- Kurilpa Bridge

As 16 pontes mais incríveis do mundoAmpliar (Fonte da imagem: Australian Design Review)

“Um emaranhado de mastros e cabos para todos os lados” é a forma mais simples de descrever essa estrutura. Sua beleza está exatamente na aparência exótica da construção. E para quem estiver se perguntando, tudo aquilo não é um enfeite, realmente faz parte da suspensão da Kurilpa Bridge. Aquela bagunça foi, na verdade, cuidadosamente calculada para que a ponte conseguisse se manter sustentada.

.....

E esse é o fim da nossa lista de pontes mais impressionantes. Não deixe de comentar o que achou, falando quais delas foram suas favoritas e quais foram as mais estranhas, além de ficar atento ao Tecmundo para novos artigos com as construções mais incríveis.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!