Mercedes compra mão biônica para fã de Fórmula 1

1 min de leitura
Imagem de: Mercedes compra mão biônica para fã de Fórmula 1

(Fonte da imagem: The Telegraph)

Matthew James, um garoto de 14 anos que nasceu com um defeito congênito que impediu o crescimento de sua mão esquerda fez um pedido inusitado à montadora Mercedes. Em uma carta escrita para Ross Brawn, chefe do time Mercedes GP Petronas, o jovem pediu que a equipe lhe comprasse uma mão biônica de £ 35 mil – em troca, a companhia poderia usar o espaço do dispositivo para fazer a publicidade de seus produtos.

Segundo uma reportagem publicada pelo The Telegraph, a equipe ficou comovida com o pedido e entrou em contato com a Touch Bionics, empresa especializada na criação de próteses de alta tecnologia. Juntas, as empresas criaram uma versão customizada da i-LIMB Pulse, membro prostético mais avançado do mundo.

Tecnologia impressionante

A mão foi entregue de forma totalmente gratuita a Matthew, que com ela ganhou a habilidade de desenhar, escrever, amarrar sapatos e realizar praticamente qualquer atividade de que uma mão natural é capaz. O dispositivo literalmente se encaixa ao braço esquerdo do garoto, utilizando dois eletrodos para detectar os impulsos produzidos por seus músculos.

Os sinais captados são enviados para um minicomputador localizado na palma da mão prostética, responsável por traduzi-los na forma de movimentos. O garoto se mostrou impressionado com o presente, afirmando que a prótese é muito superior à que utilizava anteriormente e que só realizava movimentos simples.

Cada um dos dedos da i-LIMB possui um motor individual, o que permite a realização de uma gama de movimentos bastante ampla. O dispositivo é protegido por um chassis de alumínio capaz de suportar pesos de até 90 quilos, e conta com tecnologia Bluetooth para permitir a comunicação com um computador responsável por ajustar a velocidade e força das ações realizadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.