Maior ponte sobre o mar do mundo é inaugurada na China

1 min de leitura
Imagem de: Maior ponte sobre o mar do mundo é inaugurada na China

(Fonte da imagem: Yahoo!)

Em comemoração ao aniversário de 90 anos do Partido Comunista da China, o governo local inaugurou na última quinta-feira (30 de junho) a Jiaozhou Bay, considerada a maior ponte sobre o mar do mundo. Com 42 quilômetros de extensão, a construção liga a cidade portuária de Qingdao à ilha de Huangdao.

Segundo a televisão estatal CCTV, a obra custou cerca de 10 bilhões de yuan (aproximadamente US$ 1,5 bilhão). O projeto, que possui pistas com largura de 35 metros e 5200 pilares de sustentação, demorou aproximadamente quatro anos para ser concluído. Com isso, a distância entre dois pontos de um dos principais portos do país poderá ser percorrida pelos motoristas com redução de tempo de até 40 minutos. 

Atualmente, o livro Guinness dos Recordes aponta a construção sobre o Lago Pontchartrain, na Louisiana, como a maior ponte sobre as águas do mundo. Recorde que a construção chinesa deve superar com folga, já que a novidade supera em mais de quatro quilômetros a extensão da concorrente.

(Fonte da imagem: Yahoo!)

Onda de inaugurações

A quinta-feira também foi marcada pela inauguração do mais longo gasoduto do mundo, responsável por transportar o gás do Turcomenistão, na Ásia Central, até a China – o trajeto total é de somente 8,7 mil quilômetros. O governo chinês também inaugurou o primeiro trem de alta velocidade do país, capaz de percorrer os 1,3 mil quilômetros que ligam Pequim e Xangai em menos de cinco horas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.