Impressora mostra que 8 mil gotas de café podem ser grandes obras de arte

1 min de leitura
Imagem de: Impressora mostra que 8 mil gotas de café podem ser grandes obras de arte

Você já imaginou como meia xícara de café poderia ser transformada em uma obra de arte? Pois um professor de fotografia do Rochester Institute of Technology (Estados Unidos) criou uma impressora de baixo custo que promete fazer isso com bastante facilidade. Trata-se da Coffee Drip Printer, que deve transformar imagens de baixa resolução em arte rapidamente.

O sistema é totalmente controlado pela plataforma Arduino e por chips de 32 KB de memória como controladores. Esses mecanismos são responsáveis por processar imagens de 80x100 pixels e torná-las grandes peças de 32x24 polegadas. Com a ampliação, cada pixel é transformado em um grande ponto e estes são preenchidos pelas gotas do líquido — que variam com tamanhos de 0 a 256.

Essas diferenças fazem os padrões nas pinturas e usam meia xícara de café do líquido para serem completadas. Todo o processo de impressão demora uma hora e precisa de mais um dia para a secagem completa — evitando que os líquidos escorram pela tela. O criador do projeto diz que o mecanismo é barato, mas ainda não revelou se pretende colocá-lo no mercado.

Vale dizer ainda que o sistema pode usar qualquer líquido colorido, sendo que isso vai desde o café até vinho ou tintas menos densas. Ted Kinsman (criador do projeto) diz que a escolha do café se deu pela cor e pelo fato de que há mais pessoas interessadas no projeto graças a essa escolha. Será que isso vai mesmo influenciar no sucesso do Coffee Drip Printer?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.