Quantas vezes o Pelé ganhou a Copa do Mundo?

4 min de leitura
Imagem de: Quantas vezes o Pelé ganhou a Copa do Mundo?
Imagem: Goal

Pelé é considerado por muitos como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Grande parte disso é por conta dos números que o atleta atingiu durante toda a sua carreira. Além de mais de mil gols e lances que se tornaram marcantes na história do esporte, ele conquistou nada menos do que três Copas do Mundo.

Logo na sua primeira conquista, em 1958, com apenas 17 anos, Pelé foi o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo e a fazer gol na final. Já em 1970, aos 29 anos, chegou como a grande estrela da competição e não decepcionou, levando o Brasil ao seu tricampeonato.

Hoje o TecMundo mostra quantas vezes o Pelé ganhou a Copa do Mundo, e como foram essas conquistas. Confira!

1. Copa do Mundo de 1958 — Suécia

Em 1958, o Brasil fez uma grande preparação para a Copa do Mundo na Suécia. Os motivos não eram poucos, afinal, a Seleção Brasileira ainda se recuperava de uma campanha decepcionante em 1954, e da fatídica derrota na final de 1950, no torneio realizado em casa, para o time do Uruguai.

Pelé teve uma atuação histórica na final da Copa do Mundo de 1958, na SuéciaPelé teve uma atuação histórica na final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia.Fonte:  CBF 

Toda essa preparação deu certo, principalmente pelo jovem talento que foi levado para a Copa do Mundo com apenas 17 anos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O jogador começou a ser titular logo na terceira partida, contra a União Soviética, e não decepcionou. Embora não tenha feito nenhum gol, deu passe para o segundo gol.

Na semifinal da competição, contra a França, Pelé foi fundamental. O craque fez simplesmente três gols, sendo um deles um "sem pulo" histórico que é sempre lembrado em vídeos de lances mais bonitos da história do futebol.

Pelé olhando para a Taça Jules Rimet depois de conquistá-la na Copa do Mundo da Suécia, em 1958Pelé olhando para a Taça Jules Rimet após conquistá-la na Copa do Mundo da Suécia, em 1958.Fonte:  CBF 

Por fim, na final contra a Suécia, dona da casa, Pelé marcou mais uma vez em outro gol que entrou para a história. Nele, o jogador domina um cruzamento, dá um "lençol" no zagueiro adversário, e finaliza sem deixar a bola cair. Era apenas o início do seu reinado no futebol.

2. Copa do Mundo de 1962 — Chile

Em 1962, Pelé não foi o protagonista da Copa do Mundo realizada no Chile. O motivo foi uma lesão sofrida na segunda partida da competição, contra a antiga Tchecoslováquia, na qual o jogador foi substituído aos 27 minutos do primeiro tempo e não jogou mais o torneio.

Pelé disputou apenas um jogo na Copa do Mundo de 1962, no ChilePelé disputou apenas um jogo na Copa do Mundo de 1962, no Chile.Fonte:  CBF 

A primeira, e única partida disputada por Pelé na competição, foi a vitória sobre a seleção do México, por 2 × 0. Nela, o Rei fez um dos gols, sendo o outro marcado por Zagallo, em um jogo "fácil" que já mostrava o quanto o Brasil era favorito ao título.

Coube a outro gênio do futebol brasileiro o protagonismo da competição: Garrincha. O “Anjo das Pernas Tortas” fez o mundo se encantar com as suas jogadas individuais, que deixaram os zagueiros adversários tontos.

Além disso, outros astros, como Zagallo, Nilton Santos, Belini, Didi, Amarildo e Pepe, reforçaram a seleção em uma das suas conquistas mais fáceis em Copas do Mundo.

Mauro Ramos de Oliveira erguendo a Taça Jules Rimet na conquista da Copa do Mundo de 1962Mauro Ramos de Oliveira erguendo a Taça Jules Rimet na conquista da Copa do Mundo de 1962.Fonte:  CBF 

3. Copa do Mundo de 1970 — México

Após fazer uma das piores campanhas da história em 1966, a seleção chegou à Copa do Mundo de 1970, no México, cercada de incertezas. Mesmo depois de uma campanha com 100% de aproveitamento nas eliminatórias para a competição, com seis vitórias em seis jogos.

O motivo foi o fracasso na Copa do Mundo de 1966 em que, mesmo com Pelé e Garrincha no time, a seleção foi eliminada precocemente ao perder para times como Hungria e Portugal.

Entretanto, bastou apenas um jogo para o Brasil mostrar o seu favoritismo. Principalmente na atuação de Pelé, que mesmo não sendo o artilheiro do time foi fundamental para a conquista da Copa do Mundo de 1970.

A Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970A Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970.Fonte:  Goal 

O motivo foram as atuações históricas em todas as partidas da competição. O craque deu passes memoráveis, como o da final contra a Itália para o gol de Carlos Alberto Torres, e outros diversos para que Jairzinho se tornasse o artilheiro da seleção na Copa.

Para completar, Pelé também fez gols épicos no torneio, como o de cabeça na final contra a Itália, em que o jogador deu um grande salto para acertar a bola em direção ao gol. Se não bastasse, ele também tentou arriscar um chute do meio do campo, mas a bola acabou passando ao lado da trave.

Embora a seleção brasileira em 1970 tenha tido um coletivo considerado por muitos como o maior de todos os tempos, ainda sobrou espaço para que Pelé tivesse protagonismo e entrasse de vez para a história do futebol como um dos maiores de todos os tempos.

Pelé comemorando o titulo da Copa do Mundo de 1970Pelé comemorando o título da Copa do Mundo de 1970.Fonte:  Sport Illustrated 

E na sua opinião, qual é o grande marco da carreira do Rei Pelé? Conte para a gente em nossas redes sociais e torça conosco para o Brasil trazer a tão sonhada taça do hexa para casa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.