A Lenda de Candyman: quem é o personagem do filme de terror?

2 min de leitura
Imagem de: A Lenda de Candyman: quem é o personagem do filme de terror?
Imagem: Universal Pictures/Reprodução

Nesta sexta-feira (27), o filme A Lenda de Candyman estreou em alguns cinemas do mundo todo. A produção, dirigida por Nia DaCosta com desenvolvimento de Jordan Peele, é baseada no longa clássico dos anos 1990, contando Yahya Abdul-Mateen II e Teyonah Parris nos papéis principais.

Mas você conhece o famigerado personagem aterrorizante? A lenda urbana afirma que nunca devemos dizer o nome Candyman por mais de cinco vezes na frente de um espelho. O personagem surgiu inicialmente em um conto do escritor britânico Clive Barker, que teria se baseado em diversos fatos históricos para construí-lo.

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Candyman: saiba mais sobre o personagem do filme de terror

Candyman é, em linhas gerais, Daniel Robitaille, o filho de um ex-escravo que se torna fabricante de calçados de grande sucesso. Além disso, ele também trabalha com pinturas e é contratado para criar um retrato para Caroline Sullivan, uma mulher branca por quem ele se apaixona perdidamente.

Com isso, o envolvimento entre os dois vai crescendo, fazendo com que um romance seja instaurado. No entanto, a jovem acaba engravidando sem estar casada, o que irrita seu pai de um jeito assustador. Para se vingar, uma multidão de linchadores se une para cortar a mão de Daniel, untando, posteriormente, seu corpo com mel.

Dessa maneira, um enxame de abelhas é atraído, causando inúmeros ferimentos em seu corpo. Isso o leva à morte, porém, seu fantasma é bastante vingativo e está pronto para amaldiçoar todos aqueles que cruzarem seu caminho.

The Forbidden: o conto original de Clive Barker com a lenda de Candyman

Apesar de compartilhar diversos elementos com o filme dos anos 1990, no conto original existem algumas diferenças significativas com relação à concepção do personagem. Na narrativa, Daniel é um homem branco com cabelos loiros e rosto pálido, que reside em alguns conjuntos habitacionais da Inglaterra.

Mesmo assim, o contexto para o filme esteve diretamente ligado ao cenário da Guerra Civil norte-americana, na qual diversas relações inter-raciais foram tratadas com violência e inúmeras pessoas negras foram assassinadas. Muitos estados proibiam que casamentos do gênero ocorressem e essas leis só foram revogadas quando Richard e Mildred Loving decidiram viver seu amor plenamente na Virginia dos anos 1950.

Portanto, é notável perceber como a ficção se funde com a realidade em alguns aspectos interessantes, sobretudo com a questão da racialidade que está tão presente no longa-metragem dos anos 1990. Dessa vez, com a supervisão do cineasta Jordan Peele, isso é elevado a novos patamares, explorando fatores indispensáveis no contexto de criação de Candyman.

Portanto, não deixe de conferir o filme nos cinemas e nos dizer o que achou dessa nova versão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.