Os 25 melhores filmes de 2020 segundo a crítica

6 min de leitura
Imagem de: Os 25 melhores filmes de 2020 segundo a crítica
Imagem: IMDb/Reprodução

O ano de 2020 certamente foi o mais atípico na história do cinema. Com salas fechadas ao redor do mundo por causa da pandemia do novo coronavírus, os serviços de streaming possibilitaram que as pessoas assistissem a algumas estreias, motivo que levou filmes menores, que poderiam passar despercebidos, a ganhar mais destaque —muitos, inclusive, devem aparecer em algumas categorias do Oscar 2021.

Confira os melhores filmes do ano passado, de acordo com a avaliação dos críticos no Rotten Tomatoes.

Estou Pensando em Acabar com Tudo (81%)

Apesar de ter dúvidas sobre seu relacionamento, uma jovem faz uma viagem de carro com o novo namorado, Jake, para visitar a fazenda da família dele, quando começa a questionar a natureza do que sabe sobre o mundo.

A Jornada (83%)

Uma astronauta francesa em treinamento é convocada para uma missão oficial, porém ela precisa deixar a filha de 7 anos com o pai na Terra. Para tentar resolver esse conflito entre a maternidade e o sonho profissional, ela passa a lidar com as dificuldades de ser mulher em um mundo dominado por homens incapazes de compreenderem os sentimentos ligados ao íntimo feminino.

Mank (83%)

A Hollywood da década de 1930 é vista pelo olhar do roteirista Herman J. Mankiewicz, que sofre com o alcoolismo enquanto corre para terminar o roteiro de Cidadão Kane para Orson Welles.

Borat: Fita de Cinema Seguinte (85%)

Após causar vergonha para o Cazaquistão, Borat tem uma segunda chance e parte para os Estados Unidos para tentar restabelecer a amizade entre os dois países. Porém, agora que ele é uma figura conhecida, precisa se disfarçar para parecer um norte-americano de verdade no momento em que os EUA enfrentam a pandemia do novo coronavírus.

Você Não Estava Aqui (87%)

Após a crise financeira de 2008, Ricky e sua família estão em situação precária quando ele decide adquirir uma pequena van para trabalhar com entregas, enquanto sua esposa luta para manter a profissão de cuidadora. O trabalho informal não traz a recompensa prometida e, aos poucos, os membros da família passam a ser jogados uns contra os outros.

Shirley (87%)

Inspirado na vida da escritora Shirley Jackson, o filme mostra o momento em que ela e o marido, Stanley Hyman, um renomado professor da Bennington College, decidem abrigar em sua casa um casal de jovens estudantes. Shirley encontra nessa rotina peculiar a inspiração de que precisa para sua mais nova obra.

Kajillionaire (89%)

Os vigaristas Theresa e Robert passam a vida treinando a única filha, Old Dolio, para seguir seus passos, mas tudo muda quando uma estranha decide se juntar ao grupo após um roubo mal planejado.

Let Them All Talk (89%)

Uma escritora decide viajar com antigos amigos em um cruzeiro, buscando uma boa dose de diversão e a cura para algumas feridas do passado. Metido a garanhão, um sobrinho a acompanha com o objetivo de conquistar a maior quantidade possível de mulheres, mas chegando lá acaba se apaixonando por uma jovem agente literária.

Os 7 de Chicago (90%)

Baseado em uma história real, o filme acompanha a manifestação contra a Guerra do Vietnã que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968. O que deveria ser uma ação pacífica se transforma em um palco de confrontos entre a polícia e os participantes.

O Homem Invisível (91%)

O filme é uma releitura do livro escrito por H.G. Wells e acompanha uma mulher que, após fugir de um relacionamento abusivo, recebe a notícia do suicídio do ex-marido, Adrian Griffin. Ela tenta reconstruir a vida, mas seu senso de realidade é questionado quando ela começa a suspeitar que Griffin não está morto.

Destacamento Blood (92%)

Durante a Guerra do Vietnã, um esquadrão de soldados negros do exército dos Estados Unidos esconde uma carga com barras de ouro destinada ao pagamento do povo Lahu por sua ajuda na luta contra os vietcongues. Anos mais tarde, o grupo consegue rastrear o local onde o ouro está, tentando reaver a recompensa e o corpo de seu ex-líder, que morreu durante um ataque vietnamita.

Uma Mulher Alta (92%)

Iya e Masha são duas jovens em busca de esperança e significado em meio aos destroços da Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, terminou, mas reconstruir a vida parece difícil diante de tantas mortes e tantos traumas.

Another Round (92%)

O filme conta a história de quatro professores que decidem testar a teoria de que, ao manter um nível constante de álcool na corrente sanguínea, a vida será melhor. Inicialmente, os resultados são animadores, porém no decorrer da experiência eles percebem que nem tudo é tão simples assim.

Bacurau (92%)

Pouco após a morte de uma senhora de 94 anos, os moradores de Bacurau, um pequeno povoado no sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem que estão sendo caçados em um lugar esquecido pelo resto do mundo e precisam pensar em uma maneira de se salvar.

Má Educação (94%)

Frank Tassone é o superintendente de um colégio de muito prestígio junto a professores, pais e alunos. Um dia, uma aluna resolve investigar uma custosa empreitada que está prestes a acontecer, o projeto Skywalk, e acaba descobrindo uma série de fraudes na contabilidade da escola cometidas pelo próprio Frank.

Palm Springs (94%)

Durante um casamento em Palm Springs, Nyles conhece Sarah. Embora no começo tudo pareça perfeito, no dia seguinte ele se vê incapacitado de deixá-la ou de sair do local, mesmo contra a própria vontade.

First Cow (95%)

Um cozinheiro é contratado para fornecer seus serviços em uma expedição de caça de peles no estado do Oregon. Durante a longa viagem, ele conhece King-Lu, um chinês misterioso que está fugindo de um grupo de russos que deseja se vingar.

Soul (96%)

Insatisfeito com a vida, um professor decide iniciar uma carreira musical. Logo após ser convidado para tocar no show de uma famosa banda de jazz, ele sofre um acidente. Quando percebe que sua vida pode ter acabado, decide lutar para voltar à Terra e cumprir seu sonho.

O Som do Silêncio (97%)

O baterista de uma banda de heavy metal teme por seu futuro ao perceber que está ficando surdo. Essa mudança drástica acarreta muita tensão e angústia na vida do músico, atormentado lentamente pelo silêncio.

Collective (99%)

O documentário acompanha uma investigação jornalística motivada pela morte de pessoas que sofreram queimaduras não letais em um clube na Romênia. Conforme as investigações avançam, descobre-se que a corrupção em massa do sistema de saúde e das instituições do Estado pode ser a principal responsável pela fatalidade.

Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (99%)

Uma adolescente descobre que está grávida e precisa da ajuda da melhor amiga para conseguir dinheiro, partir para Nova York e tentar realizar um aborto.

The Father (100%)

Prestes a se mudar para Paris, uma mulher decide encontrar alguém para garantir os cuidados de seu pai enquanto estiver fora. O homem questiona a necessidade de ter alguém para ajudá-lo e, com o tempo, começa a duvidar de seus entes queridos, da própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

Apocalypse '45 (100%)

Documentário que combina imagens de filmes crus e coloridos dos últimos meses na Guerra no Pacífico com a voz de duas dezenas de homens que viveram os acontecimentos e os pesadelos do conflito.

O Que Ficou Para Trás (100%)

Um casal de refugiados faz uma jornada angustiante do Sudão do Sul, devastado pela guerra, e luta para se ajustar à nova vida em uma cidade inglesa. O que eles não esperam é que essa cidade tenha um terrível mal escondido sob a superfície, esperando apenas o momento certo para ascender.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.