GTA IV é retirado da Steam por causa do Games for Windows Live

1 min de leitura
Imagem de: GTA IV é retirado da Steam por causa do Games for Windows Live

O serviço Games for Windows Live chegou em 2007 para trazer os benefícios da rede de amigos do Xbox ao PC, mas atualmente, 13 anos depois, só tem gerado dores de cabeça para as desenvolvedores. No caso mais recente, a Rockstar Games teve que parar de vender o jogo GTA IV da Steam por causa de problemas com a antiga plataforma da Microsoft.

Enquanto o game protagonizado por Niko Bellic ainda conta com uma página na loja da Valve e funciona para quem já adquiriu uma cópia do título, a Rockstar retirou a opção de compra do produto na Steam. Em um comunicado, a desenvolvedora disse que não está mais conseguindo criar chaves de ativação do software por causa do Games for Windows Live, abandonado pela Microsoft em 2014.

(Fonte: Rockstar Games/Divulgação)

"Grand Theft Auto IV foi originalmente criado para a plataforma Games for Windows Live", explicou um porta-voz da Rockstar. "Com a Microsoft deixando de suportar o Games for Windows Live, não é mais possível gerar as chaves adicionais necessárias para continuar vendendo a versão atual do game."

Saída da Steam não é definitiva

Apesar do empecilho, a Rockstar deu a entender que está trabalhando para voltar a vender o game na Steam. "Estamos analisando outras opções para distribuir Grand Theft Auto IV no PC e iremos compartilhar novas informações assim que possível", disse a empresa em seu comunicado à imprensa.

Além de vender GTA IV na Steam, a desenvolvedora também distribui o game por meio de sua plataforma no PC, o Rockstar Launcher. Antes de a companhia esclarecer a situação, a principal teoria sobre o caso era que a empresa teria retirado o jogo por livre e espontânea vontade da loja da Valve, com o objetivo de comercializar o produto exclusivamente em sua solução própria.

Ao que parece, a empresa ainda está disposta a comercializar GTA IV na Steam, mas ainda precisa resolver os problemas gerados pelo Games for Windows Live. Apesar de ter sido descontinuado há seis anos, a Rockstar nunca lançou um update retirando completamente o serviço de seu jogo de mundo aberto, o que frequentemente gera dores de cabeça para os jogadores, incluindo problemas de incompatibilidade e bugs.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.