Fã cria Joy-Cons para Switch inspirado no controle do GameCube

1 min de leitura
Imagem de: Fã cria Joy-Cons para Switch inspirado no controle do GameCube

Apesar de não ser considerado um grande sucesso comercial, o GameCube é um console que permanece na memória de muitos fãs da Nintendo. E o carinho é tão grande que um youtuber resolveu homenagear o aparelho da sexta geração construindo uma "gambiarra" caseira para o atual console da fabricante japonesa, o Nintendo Switch.

O modder Shank Mods, famoso por criações artesanais na área de tecnologia, criou um par de Joy-Cons (os controles do Switch, normalmente na cor cinza ou azul com vermelho) no formato, cor e até com os mesmos botões do bom e velho GameCube.

Em um vídeo no canal, ele descreve passo a passo o nascimento dessa criação, que se encaixa perfeitamente no Switch e é ideal para jogos que tiveram um capítulo no console em forma de cubo, caso da franquia Super Smash Bros.

https://www.youtube.com/watch?v=Sb0-I8FkUWU

Na verdade, a fidelidade faz sentido: o youtuber cortou pela metade um controle sem fio Wavebird para ser a carcaça, posteriormente adicionando botões, modificando os gatilhos e realizando mudanças na estrutura do acessório. Ele então replicou a mesma cor Indigo do console original, deixando de fora apenas a conectividade infravermelho.

Como "extra", até mesmo uma estrutura central para manter o controle na forma original foi impressa em 3D. Entretanto, o ideal mesmo é encaixar um de cada lado da tela do aparelho, garantindo portabilidade e ergonomia. Os arquivos CAD do projeto foram compartilhados, mas é preciso ter muita experiência com trabalhos caseiros de eletrônica para replicar o resultado.

"Esses Joy-Cons são reais, mas eles não estão à venda. Foi um sacrifício para fazer, e eu não vou construir outro par", afirma Shank Mods, que garante que levou meses para planejar, executar e editar o vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.