Superpoderosos! PlayStation 5 e Xbox Series X podem ter 9,2 e 12 teraflops

1 min de leitura
Imagem de: Superpoderosos! PlayStation 5 e Xbox Series X podem ter 9,2 e 12 teraflops

O canal do YouTube, Digital Foundry, postou um vídeo expondo algumas supostas especificações dos próximos consoles de Sony e Microsoft, que serão lançados este ano. Até o momento, as duas companhias tinham conseguido manter certo segredo sobre as especificações de seus equipamentos, mas o pessoal do Digital Foundry parece ter feito um extenso e minucioso trabalho de investigação, e resolveu expor algumas dessas informações.

Já sabemos que o PlayStation 5 e o Xbox Series X vão utilizar CPUs AMD Ryzen da próxima geração, que são chips desenvolvidos de forma personalizada, além de SSDs como dispositivos de armazenamento.

Vazamentos anteriores também expuseram os codinomes das GPUs das duas plataformas, sendo Oberon para o chip do PS5, e Arden, para o chip do Xbox Series X.

Fonte: Let's Go Digital

Oberon e Arden = muitos teraflops

Segundo o DF, a GPU Oberon terá 36 unidades computacionais Navi, rodando a uma frequência máxima de 2.0 GHz. Isso entregaria um poder de processamento de até 9,2 teraflops, com a largura de banda de memória permanecendo entre 448 e 512 GB/s.

Para manter a compatibilidade com os jogos dos consoles anteriores (PS4 e PS4 Pro), a GPU teria três modos de operação diferentes.

Já o chip do Xbox Series X, teria 3584 shaders, o que requer 56 unidades computacionais Navi. O DF estima que ohardware do chip Arden possa atingir até 12 teraflops de capacidade. A largura de banda de memória deve ficar em torno de 560 GB/s.

Como o chip do PS5 deve manter maior foco na relação de custo-benefício, o DF especula que o console da Sony deva ser lançado com o preço de US$ 399. Já em relação ao próximo Xbox, o canal não apostou em um valor, mas afirmou que ele deverá ser bem mais caro que o concorrente.

O vídeo do Digital Foundry pode ser acessado por meio deste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.