Xbox Adaptative Controller coloca a acessibilidade em primeiro plano

1 min de leitura
Imagem de: Xbox Adaptative Controller coloca a acessibilidade em primeiro plano

Revelado no começo desta semana na forma de um vazamento, o novo controle do Xbox coloca a acessibilidade em primeiro plano. Anunciado oficialmente nesta quinta-feira (17) pela Microsoft, o novo Adaptative Controller traz um design voltado a jogadores que podem não conseguir alcançar todas as áreas de um controle convencional, ou que tem algum tipo de limitação de mobilidade que torna a jogatina mais difícil.

“As soluções que existem hoje em dia são geralmente caras, difíceis de achar, ou exigem habilidades técnicas significativas para serem criadas. Diversos indivíduos e organizações estão criando soluções customizadas, mas geralmente é difícil para eles escalonar quando a maioria dos equipamentos precisa ser personalizada”, explica Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.

Preocupada com isso, a Microsoft contou com ajuda de entendidades como The AbleGamers, The Cerebral Palsy Foundation, Craig Hospital, SpecialEffect e Warfighter Engadget para bolar seu novo acessório. O produto possui dois botões reprogramáveis com tamanho generoso e a capacidade de se conectar a outros acessórios para trazer uma experiência de jogo que se adapta às necessidades especiais de diferentes tipos de pessoas.

Entre os produtos que serão compatíveis com o Adaptative Controller já em seu lançamento estão o One-Handed Joystick da PDP, o Extreme 3D Joystick da Logitech e o Game Controller da Quadstick. Através de seu site oficial, a Microsoft promete oferecer uma lista extensa de dispositivos que vão trabalhar em parceria com o novo gadget.

O novo controle vai custar US$ 99,99 e, a princípio, será vendido exclusivamente através da Microsoft Store — até o momento, a empresa não divulgou qual será a data de lançamento da novidade. A companhia afirmou que vai divulgar mais detalhes sobre o produto durante a E3 deste ano, o que deve incluir detalhes sobre como fazer a pré-venda (e, esperamos, sobre a disponibilidade do dispositivo em mercados como o Brasil).

Xbox Adaptative Controller coloca a acessibilidade em primeiro plano via Voxel

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.