NSynth Super: uma nova maneira de criar música (com IA da Google, é claro)

1 min de leitura
Imagem de: NSynth Super: uma nova maneira de criar música (com IA da Google, é claro)

O projeto Mangenta do Google tem como objetivo usar o “machine learning” – aprendizado da máquina – através da IA para descobrir novos horizontes da expressão humana, e foi através disso que nasceu o NSynth – Neural Synthesis ou Síntese Neural. Uma das primeiras aplicações para esse projeto foi através da música, ou a “mistura” dela para a criação de um som totalmente novo. O NSynth, ao contrário de um sintetizador comum, usa redes neurais profundas, captando sons individualmente e, assim, conseguindo criar algo novo, o que seria impossível com um sintetizador comum de forma manual.

Já se sabe que a música nasceu pela matemática, e que através de cada som, de cada instrumento, e de cada nota, temos um algoritmo; o NSynth os lê e os combina, desenhando um som totalmente novo, e não apenas os misturando. A ideia é transformar o que poderia ser um nível de matemática muito complicado, computadores muito grandes e muita programação em algo que músicos pudessem apenas tocar; com isso, nasceu o NSynth Super, que nada mais é do que um instrumento musical.

1

A interface do NSynth Super se assemelha muito à do KORG Kaoss Pad, onde podemos ver uma tela sensível ao toque no meio do instrumento e alguns botões táteis em suas extremidades que são programáveis. Esse primeiro projeto nasceu em parceria com o Google Creative Lab e pode captar até quatro sons diferentes de fontes externas.

Enquanto o NSynth capta os algoritmos e dá forma a novos sonos, o NSynth Super confere forma física a esses novos sons.

Conforme a Equipe do NSynth do Google explica, “O NSynth sintetiza um som totalmente novo usando qualidades acústicas dos sons originais, e assim é possível obter um novo som a partir do de uma flauta e uma bateria”.

O mecanismo foi lançado com código aberto e deixa, para um músico experiente e que entende de programação, um leque com inúmeras possibilidades de criações, o que não inclui somente o software, mas também o hardware, já que o NSynth Super pode não parecer muito elegante aos olhos do consumidor.

2

Mas e você, o que achou dessa supernovidade? O que você acha que é possível criar através da combinação de sons que já existem para um som totalmente novo? Com certeza, o NSynth Super vai mudar radicalmente a forma como conhecemos a música.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.