Você sabia que o primeiro 'Gmail' foi um serviço de emails do Garfield?

1 min de leitura
Imagem de: Você sabia que o primeiro 'Gmail' foi um serviço de emails do Garfield?

Praticamente qualquer usuário de email da atualidade usa, já usou ou pelo menos conhece a plataforma da Google para a troca de mensagens. O Gmail é um dos serviços mais populares do mundo e é parte vital na "História do email" — que nós contamos com detalhes neste link e você precisa conferir.

Mas você sabia que antes de a Google revolucionar o mundo com seu "giga"mail, o G foi usado pelo serviço de correio eletrônico do Garfield? Sim... Estamos falando do gato que adora lasanhas e odeia segundas-feiras. Este serviço foi lançado em 2001 e ficava no domínio "Gmaill.Garfield.com".

Apesar de isso não ser uma novidade — afinal de contas, já faz uns bons anos —, nesta semana a história foi relembrada pelo Gizmodo dos EUA  e achamos interessante contar por aqui também. O site também é responsável pelo screenshot que você confere logo abaixo, mas você pode ver mais no Web Archive.

Garfield Mail

Um dos pontos mais legais do gmail do Garfield estava no slogan do serviço: "email com cattitude" (um trocadilho simples com "atitude" e "gato", é claro). Há rumores de que o email felino tenha mudado de nome por pressão da Google, mas isso nunca foi comprovado e nem ao menos endossado por membros da equipe de Garfield. O que se sabe é que pouco após a chegada do Gmail da Google, os usuários do "gmail.garfield" foram redirecionados para "catsrule.garfield".

Garfield Mail

Atualmente, a empresa Commtouch (que controlava o Garfield Mail) se chama Cyren e trabalha com backbones para transmissão de dados. O GIzmodo afirma que tentou contato com esta empresa, mas não obteve retornos. Ou seja: "a morte do gmail.garfield permanece um mistério".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.