Ouça 'Africa', hit da banda Toto, tocado por 64 drives de disquete

1 min de leitura
Imagem de: Ouça 'Africa', hit da banda Toto, tocado por 64 drives de disquete

Um dos fenômenos musicais mais marcantes do início da década de 80 está de volta. Mas vem por meio de um caminho bem inesperado. A canção Africa é uma composição gravada pelo grupo de rock Toto em 1982. No ano seguinte, o hit já despontava com presença marcante nas paradas da Billboard. E agora ela está de volta, mas sendo reproduzida a partir de um conjunto de drives de disquetes que executam a canção enquanto funcionam em sincronia.

Por trás das engrenagens do The Floppotron

O conjunto de drives de disquete capaz de tocar a melodia de Africa recebeu o nome de The Floppotron. O responsável por trás do projeto é o polonês Pawel Zadrozniak. O criador do instrumento musical afirma em seu site que o sistema geral foi codificado por ele mesmo em Python 2.7, durante algumas aulas entediantes da universidade.

Em razão dessa informalidade na base do projeto, o princípio não é organizado, muito pelo contrário, mas capaz de fazer funcionar todas as engrenagens necessárias e obter o resultado que vemos no vídeo. Sim, porque o principal meio de divulgação do resultado da máquina em operação é o canal que Pawel mantém no YouTube.

No vídeo, é possível ver a pequena orquestra formada por 64 unidades de disquete (também chamados de drive), 8 discos rígidos e 2 scanners. O som obtido é o resultado do funcionamento do motor dos equipamentos. Por conta dessa característica sonora, mesmo que a música de Toto seja claramente reconhecida e algo no resultado final possa ser associado ao estilo de um Yacht Rock, a reprodução apresenta os aspectos esperados dos ruídos industriais.

O repertório do The Floppotron

Antes da versão de "Africa", já passaram pela Floppotron outras músicas também bastante conhecidas, como "Born to be Wild", "Sweet Dreams", a música tema do filme "Os Caça-Fantasmas" e, mais recentemente, a música tema da série "Game of Thrones".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.