Nostalgia: um cara criou o game do protetor de tela labirinto do Windows 95

1 min de leitura
Imagem de: Nostalgia: um cara criou o game do protetor de tela labirinto do Windows 95

Pode ser que hoje as pessoas nem se lembrem mais dele, mas o Windows 95 foi por muito tempo um dos sistemaas operacionais mais utilizados em todo o planeta, com várias funcionalidades inesquecíveis. Além de mesclar o DOS com o Windows, ele trouxe a possibilidade de usar hardware plug and play, o botão Start e… a famosa e hipnótica proteção de tela com um labirinto infinito. Cahoots Malone, um desenvolvedor de games indie apaixonado pela pérola noventista, fez questão de reviver essa época com Screensaver Subterfuge, um desafio procedural para saudosista nenhum botar defeito.

O título pode ser baixado pelo itch.io para Windows, Linux e macOS e é hilário: ao abrir, você controla tudo com visão em primeira pessoa, com os tijolinhos e a mesma resolução dos PCs antigos. O mouse serve para girar a câmera enquanto os direcionais caminham e a barra de espaços pula. Ao pressionar “Q”, é possível usar um “Modo de Ataque”, com disparos de blocos a partir do botão esquerdo do mouse.

Windows 95 labirinto

Isso tudo é explicado com um ratinho 2D bizarro, texto e vozes ainda mais engraçadas. E olha que ainda há uma espécie de trama metafórica por trás de tudo isso: você seria um jovem hacker com a missão de impedir que seu mundo distópico se transforme em outro mundo distópico. O jogo é assim, meio sem sentido, com umas frases de efeito sem muito efeito, que devem entrar na galeria de coisas que “são tão ruins que são boas”.

labirinto windows 95

E olha que essa nostálgica aventura surrealista tem até fim. Se chegar até ele, não esqueça de comemorar por aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.