Sistema de reconhecimento facial dirá se você está gostando de um filme

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Não há dúvidas de que filmes são capazes de mexer com as nossas emoções de maneiras variadas. Entretanto, como saber exatamente em que momento uma cena causou mais impacto e como ela afetou o público? É exatamente isso que um sistema da Caltech e da Disney Research pretende fazer.

Utilizando reconhecimento fácil, o sistema em questão vem com a promessa de captar esses dados em tempo real. Uma exibição de como ele funciona foi feita em uma conferência realizada no Havaí, onde também foi dito que ele vai usar cálculos para entender como qualificar cada uma das expressões feitas pelo público.

Para ensinar ao sistema como ele devia funcionar, o time coletou dados de vários espectadores que assistiram a filmes da Disney (óbvio!) com o auxílio de uma câmera infravermelha para que nenhum dado fosse perdido. O resultado foi a detecção de 16 milhões de pontos que foram enviados para o sistema de dados da rede neural.

Mostra de quais serão as feições captadas pelo sistema

E já temos algum resultado?

De cara, o time já conseguiu prever que leva mais ou menos dez minutos para que os espectadores comecem a se preparar para o que está por vir, e depois disso eles acabam rindo ou sorrindo (até o momento aparentemente não foi feito nenhum tipo de varredura para verificar caras de espanto ou medo).

Leva mais ou menos dez minutos para que os espectadores comecem a se preparar para o que está por vir

“Entender o comportamento humano é fundamental para desenvolver uma inteligência artificial que possua grande inteligência para dados comportamentais e sociais. Por exemplo, desenvolver sistemas de inteligência artificial para ajudar no monitoramento e cuidado de pessoas idosas se baseia em obter traços de suas linguagens corporais. Afinal, as pessoas nem sempre são aptas a dizer se estão infelizes ou com algum problema”, explicou Yisong Yue, da Caltech.

Vale mencionar que por enquanto o projeto está em fase experimental, e não há uma data para que ele comece a ser usado em grande escala.

Fontes

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