De acordo com Snowden, os aliens não são ouvidos por causa da criptografia

1 min de leitura
Imagem de: De acordo com Snowden, os aliens não são ouvidos por causa da criptografia

Em entrevista para o podcast StarTalk, do cientista Neil deGrasse Tyson, Edward Snowden – figura que ficou conhecida como sendo o delator do PRISM, suposto programa de espionagem dos Estados Unidos – disse que alienígenas podem estar tentando fazer contato com a Terra nesse exato momento. Entretanto, por conta da criptografia de dados, nós provavelmente nunca ouviremos o que eles têm a dizer.

De acordo com o ex-funcionário da Agência de Inteligência dos Estados Unidos, toda civilização avançada tende a criptografar suas comunicações para evitar o roubo de informações. O mesmo deve acontecer com os alienígenas, que protegem suas informações com técnicas que fazem com que as mensagens fiquem "ilegíveis" para qualquer um que não tenha a "chave certa".

Edward Snowden em conversa com o cientista Neil deGrasse Tyson.

“Se você tem uma civilização alienígena tentando ouvir outras civilizações, ou nossa civilização tentando ouvir os extraterrestres, há apenas um pequeno período no desenvolvimento da sua sociedade quando toda a sua comunicação será enviada desprotegida através dos meios mais primitivos”, disse Snowden sobre a possibilidade de termos contato com extraterrestres.

“Quando pensamos em tudo o que estamos ouvindo através dos nossos satélites ou tudo o que eles estão ouvindo de nossa civilização – se há de fato ETs lá fora –, todas as suas comunicações são criptografadas por padrão. Se o que estamos ouvindo é um programa de televisão ou realmente um extraterrestre, tudo é indistinguível para nós”, completou. Edward Snowden ainda está exilado na Rússia por conta do vazamento de dados da Agência de Inteligência dos Estados Unidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.