Rei da criptografia que assustou a NSA é um 'hippie' cheio de dreads

1 min de leitura
Imagem de: Rei da criptografia que assustou a NSA é um 'hippie' cheio de dreads

Moxie Marlinspike é uma pessoa que faz valer a máxima “as aparências enganam”. Seu estilo despojado, que lembra o de um hippie, com dreadlocks na cabeça e roupas nada formais, esconde um mestre em criptografia que está deixando o FBI, a NSA – a agência de segurança nacional dos Estados Unidos – e outros órgãos governamentais de cabelos em pé.

Tudo isso porque Marlinspike desenvolveu um programa de criptografia muito simples e extremamente seguro que embaralha mensagens até chegarem a seu destinatário final. O sistema está sendo utilizado por mais de 800 milhões de usuários do popular WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas comprado pelo Facebook em 2014.

Seu estilo despojado esconde um mestre em criptografia que está deixando o FBI e a NSA de cabelos em pé.

O que mais assusta as agências de segurança é como um programa tão simples pode ser tão seguro e como isso pode ser usado com más intenções para diversos fins. Tanto o primeiro ministro da Inglaterra, David Cameron, quanto o presidente americano, Barack Obama, demonstraram preocupação com as trocas de mensagens criptografadas, o que poderia facilitar a comunicação segura entre terroristas.

Experiência acumulada

Marlinspike não caiu de paraquedas nesse ramo, é claro. Anteriormente, serviu como chefe da equipe de segurança do Twitter e possui seu próprio aplicativo de troca de mensagens, chamado Signal, que utiliza o mesmo sistema de proteção que o WhatsApp.

Tão misterioso quanto um especialista em códigos de segurança pode ser, ele mantém uma vida extremamente discreta e nada além de seu nome e seus feitos é conhecido pelo público, incluindo sua idade e o motivo de ostentar um visual tão diferente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.