Mozilla lança Codemoji, site que explica os fundamentos da criptografia

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla lança Codemoji, site que explica os fundamentos da criptografia

Embora não fique explícito no dia a dia, quase todas as operações realizadas hoje internet não criptografadas, o que significa que dados interceptados por um terceiro podem não ter valor algum. A codificação está em todas partes, e é especialmente útil em mensageiros e outros serviços que lidam com dados pessoais.

Pensando em encontrar uma forma fácil de ensinar os conceitos básicos por trás da tecnologia, a Mozilla criou um mini game chamado Codemoji que explica, passo-a-passo, os princípios essenciais por trás de sistemas de criptografia. Além de aprender como um mecanismo simples de codificação funciona, você também poderá criar as suas próprias mensagens protegidas utilizando emojis.

Na janela da esquerda, você pode escrever a mensagem desejada. Em seguida, para embaralhar o texto, selecione o seu emoji favorito. O resultado aparecerá à direita, sendo que este será diferente para cada emoji que você escolher.

Obviamente, Codemoji não é um sistema seguro para você proteger suas mensagens mais importantes, mas o site é bastante divertido e didático e serve como um ótimo material educativo para todos aqueles interessados em compreender melhor como funciona a criptografia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.