Primeiras impressões: testamos a Cortana no Android [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: testamos a Cortana no Android [vídeo]

Nascida no Windows Phone, a assistente pessoal Cortana está prestes a ganhar uma versão para Android. Oficialmente, o aplicativo ainda não foi disponibilizado pela Microsoft, mas uma versão beta do app foi liberada na última semana. Para fazer o download do APK, basta seguir as instruções deste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale lembrar que, por se tratar de uma versão beta e não oficial, ela está sujeita a uma série de problemas e instabilidades que não estarão, necessariamente, na versão final do serviço. O TecMundo testou a novidade e as nossas primeiras impressões sobre o serviço são o que você confere agora.

Cortana no Android

Diferente do que acontece na versão para Windows Phone, ao menos por enquanto a Cortana não pode ser ativada via comandos de voz, sendo preciso abrir o app manualmente para iniciar o uso. Isso acontece porque, diferente do Windows Phone, o serviço não está integrado ao sistema operacional – e também porque estamos falando de uma versão beta.

Fora isso, visualmente não há diferença alguma entre as versões. A Cortana para Android está disponível apenas em inglês e você pode fazer praticamente qualquer pergunta para ela. Previsão do tempo, lugares próximos para comer ou termos específicos para buscas são apenas algumas das possibilidades.

Além disso, é possível interagir também com outros aplicativos. Você pode tomar notas, incluir atividades no calendário. Os resultados das buscas e a interatividade com outros serviços funcionam tão bem quanto no sistema operacional da Microsoft. Porém, é notório que há ainda problemas a serem resolvidos.

Instabilidade e problemas

Durante os nossos testes, percebemos que há lentidão no processamento e na busca pelas respostas a serem exibidas – independente da qualidade do sinal de internet. Além disso, seguidas vezes o app travou durante a execução, sendo preciso reiniciar ele completamente para que voltasse a funcionar.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento da Cortana no Android, mas a versão beta disponibilizada por enquanto está longe de ser a ideal. Até o presente momento, ela é muito mais um app curioso do que efetivamente útil, o que não agrega praticamente nada para os usuários de Android. Entretanto, isso certamente deve mudar até o lançamento da versão final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.