Louise: a assistente pessoal do Windows que veio antes da Cortana [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Louise: a assistente pessoal do Windows que veio antes da Cortana [vídeo]

O Windows Phone 8.1 trouxe uma grande novidade para os consumidores apaixonados pela Microsoft. Trata-se da assistente pessoal Cortana, que surgiu para concorrer com a Siri da Apple e também com o Google Now. Mas é preciso dizer que essa não foi a primeira vez que a Microsoft tenta fazer isso em seus aparelhos, pois há relatos de que em 2010 a empresa já flertava com a tecnologia de reconhecimento de voz.

Vídeos divulgados nesta semana mostram um pouco mais sobre isso. Eles revelam algumas funcionalidades de Louise, a assistente antecessora da atual Cortana. Os dois vídeos que estão nesta notícia foram gravados em 2011 e mostram o funcionamento da tecnologia em um smartphone com Windows Phone e também em um tablet com o Windows 8 — aparentemente se trata da versão RT do sistema operacional, que ainda não havia sido lançada na época.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na demonstração com o tablet, é possível ver que o sistema pode ser utilizado para a realização de reservas em restaurantes a partir de uma interface similar à presente nos computadores. Será que isso pode ser uma dica de que algum dia teremos a chegada da assistente Louise aos computadores com o Windows? Ia ser bem interessante contar com a tecnologia desse modo, não é mesmo?

Vale ressaltar também que a assistente Louise é bem diferente das presentes hoje no mercado. O principal motivo para isso é a passividade dela, que precisa ser acionada manualmente a cada vez. As novas tecnologias já podem ser ativadas por voz, sem precisarem de comandos mais complexos como o mostrado no vídeo. Você acha que a Microsoft deveria ter lançado o sistema já em 2011?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.