Review: Gabinete Corsair Carbide Series SPEC-02

5 min de leitura
Imagem de: Review: Gabinete Corsair Carbide Series SPEC-02

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

O Carbide SPEC-02 é bastante parecido com o SPEC-01. Esse é um gabinete relativamente simples, direcionado àqueles que querem montar um PC, mas sem gastar muito dinheiro. Apesar das semelhanças com o primeiro modelo, o 02 é um pouco mais avançado e oferece alguns recursos a mais.

Mesmo sendo um modelo que se enquadra na categoria baixo custo, esse gabinete possui uma construção sólida, que segue o padrão de qualidade dos equipamentos da Corsair.

Especificações


Embalagem e conteúdo

Assim como nos outros modelos, a embalagem do SPEC-02 é bastante tradicional — uma caixa de papelão pardo reforçada que traz, estampada nas laterais, algumas informações básicas do produto. Por dentro, o case vem envolvido em um plástico protetor e depositado em duas bases de isopor para evitar danos durante o transporte.

O folheto de referência rápida que acompanha o gabinete mostra os itens e acessórios que acompanham o gabinete. Eles ficam depositados em uma caixa de papelão dentro do case, e são os seguintes:

  • 16 parafusos curtos para cooler;
  • 4 parafusos longos para cooler;
  • 16 parafusos para HD;
  • 16 parafusos para SSD/Drive Óptico;
  • 4 parafusos para SSD;
  • 1 suporte para placa-mãe;
  • 6 braçadeiras de nylon na cor preta.

Parte externa

O SPEC-02 é um case mid-tower bem tradicional. Por fora, ele é relativamente discreto, mostrando apenas alguns detalhes na parte da frente. Essa parte carrega uma grande área de respiro coberta por uma grade — isso é necessário para a acomodação dos dois ventiladores de 120 ou 140 mm que podem ser acoplados ao local.

A parte de cima do case também permite a acomodação de dois ventiladores de 120 ou 140 mm, e também possui um filtro de poeira. O painel de controle do gabinete fica bem na extremidade superior frontal e traz os botões de força e reset, além dos conectores de áudio e duas portas USB 3.0.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O SPEC-02 é ligeiramente mais estreito que alguns modelos mid-tower comercializados por aí. Para facilitar a acomodação dos cabos por trás da placa-mãe, a tampa lateral possui uma parte ligeiramente côncava, que combina perfeitamente com o design do case.

A outra lateral também possui o mesmo formato, mas a região côncava é coberta por uma janela acrílica que cobre quase toda a área, deixando um bom espaço para a visualização do conteúdo do computador.

A parte de baixo traz um grande filtro de poeira que cobre tanto o cooler da fonte de alimentação quanto o ventilador que for posicionado na parte de baixo do gabinete. Esse filtro pode ser removido para limpeza, pois ele é apenas encaixado em algumas travas plásticas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para completar, a parte traseira oferece sete portas de expansão, assim como dois orifícios para a passagem de mangueiras (caso você possua um watercooler). Assim como nos outros modelos, a fonte de alimentação fica embaixo e mais um cooler pode ficar posicionado na parte de trás do gabinete.

Parte interna

O principal destaque do interior do case fica para a plataforma de suporte aos HDs. Assim como a maioria dos gabinetes full-tower, esse modelo pode ter os HD acoplados lateralmente. As baias não trazem gavetas removíveis (como o SPEC-01), mas oferecem clipes de proteção que travam assim que o drive é posicionado no local. Para completar, o SPEC-02 também já oferece duas baias de 2,5” especificamente desenvolvidas para SSDs.

O único ponto negativo desse conjunto é que toda essa parte é construída em plástico. Por mais sólido que ele seja, sempre existe o risco de dano. Caso essa parte — ou as travas dos HDs — seja danificada, será mais difícil fixar os HDs no lugar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Já as três baias 5,25” localizadas na parte frontal superior são inteiramente construídas em metal e trazem um aspecto mais sólido. Aqui também encontramos clipes para a fixação dos drives ópticos, o que elimina a necessidade de parafusos.

Esse gabinete aceita placas-mãe Mini ITX, Micro ATX e ATX. Assim como na maioria dos gabinetes modernos, a fonte fica posicionada na parte inferior, o que ajuda na organização dos componentes.

Conectores

Os cabos de conexão do painel frontal do SPEC-02 são de boa qualidade, e um detalhe que parece simples, mas que é importante: o conector de áudio HD do painel frontal é uma peça só. Outros gabinetes trazem todos os fios separados, o que acaba sendo uma dor de cabeça na hora da configuração.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O painel de controle frontal possui duas portas USB 3.0, e os conectores de som são de boa qualidade, apresentando uma boa resposta sonora, sem chiados e/ou ruídos. Os botões de força e reset também são firmes e bem construídos.

Suporte a coolers, radiadores e filtros

A refrigeração dos componentes não deve ser um problema no SPEC-02. Ao todo, é possível acoplar até seis ventiladores de 120 ou 140 mm no gabinete, ou seja, mais que suficiente para a maioria das pessoas. O principal destaque dos coolers vai para os filtros de ar posicionados embaixo e na parte superior do case.

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

A adaptação de watercoolers é um pouco limitada no modelo. Apesar de o case possuir espaço para coolers na parte superior, o acoplamento de um radiador só é possível na parte de trás do gabinete. Deste modo, apenas modelos com no máximo 160 mm podem ser utilizados aqui.

Vale a pena?

O SPEC-02 é um gabinete muito bom para quem procura qualidade a um preço razoável. Ele possui todas as qualidades de um case tradicional, além de algumas características que prometem agradar a muitos. Exemplo disso é a construção sólida e os filtros de poeira nos ventiladores.

Se muitos gabinetes mid-tower à venda atualmente não possuem uma janela de acrílico na lateral, esse produto pode ser a sua escolha. Assim como a maioria dos cases da linha Carbide, esse também apresenta uma janela acrílica na lateral. O visual sóbrio e discreto do SPEC-02 é uma de suas qualidades.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Esse modelo pode ser encontrado nos Estados Unidos por cerca de US$ 60 (R$ 138). Por ser um modelo mais simples, não deverá custar muito além disso aqui no Brasil. Se você busca um gabinete com ótima qualidade e preço na medida, vale pena considerar esse modelo da Corsair.

Este produto foi cedido para análise pela Corsair.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.