Review: headset Corsair VOID Wireless 7.1

5 min de leitura
Imagem de: Review: headset Corsair VOID Wireless 7.1

A Corsair preparou vários produtos com tecnologias de ponta para renovar sua linha de periféricos. Além do teclado Strafe RGB que testamos recentemente, a famosa fabricante de componentes gamers lança agora um novo headset.

O Corsair VOID chega ao consumidor em versões wireless, USB e estéreo (com cabo de áudio padrão). A empresa nos enviou a versão sem fio de sete canais para uma análise completa.

O produto vem em uma embalagem muito bonita, que traz todas as informações necessárias. Ao abrir, nos deparamos com um produto incrivelmente belo, que impressiona pelo tamanho e a robustez. Será que o áudio segue o padrão de beleza? Vamos conferir!

Especificações

Design e conforto para quem joga muito

Como de costume, a primeira característica que abordamos em nossas análises é o visual, afinal é algo que faz muita diferença tanto do ponto de vista estético quanto sob a perspectiva da usabilidade. Nós já usamos vários produtos da Corsair e sempre ficamos satisfeitos com as ideias da fabricante, mas o capricho neste headset merece atenção.

Entretanto, é importante mencionar que o crédito nesse quesito não fica apenas para a Corsair, já que a marca trabalhou em parceria com os engenheiros da BMW para criar um dispositivo que possa ser tanto confortável quanto robusto.

O resultado não poderia ser diferente. Temos aqui um headset que apresenta qualidade de construção impressionante, curvas anatômicas, regulagens precisas, botões em posição de fácil acesso e ainda um visual que deixa qualquer um boquiaberto.

Quem costuma jogar no PC dificilmente tira o headset da cabeça, por isso a questão do conforto é muito importante. Nesse quesito, a Corsair não economizou no projeto: investindo em materiais que garantem firmeza, mas que ao mesmo tempo garantem leveza, a marca conseguiu criar um produto que é confortável para uso por longos períodos.

Vale menção ainda para o sistema de iluminação RGB, que deixa o visual ainda mais incrementado. Os ícones da Corsair nas laterais podem ser configurados para qualquer cor e ainda podem ser sincronizados com outros dispositivos da marca com a funcionalidade Cue Link. É simplesmente de arrasar!

Talvez, o único inconveniente que notamos foi na regulagem de volume, que, às vezes, apresenta algum enrosco nas engrenagens internas, mas é claro que isto pode ser apenas um problema específico da nossa unidade de testes.

Som de outro mundo

Bom, visual é importante, mas é claro que um headset precisa ter um sistema sonoro que garanta o máximo em qualidade para o jogador. A Corsair aposta aqui em uma configuração de 7.1 canais que funciona de forma virtual, graças ao uso do software próprio da marca.

Compatível com a tecnologia Dolby, este modelo leva imersão ao jogador e equalização para dar realidade aos jogos. Os graves são reforçados, sem deixar agudos e médios de lado. Graças aos alto-falantes de tamanho avantajado (eles são de 50 mm), o volume proporcionado é realmente elevado, então é bom tomar cuidado para não prejudicar a audição.

No geral, a qualidade é mais do que ótima, sendo que só notamos alguns inconvenientes ao usar o perfil “Bass Boost”, que pode acabar distorcendo alguns sons quando os fones estão no volume máximo. Vale notar ainda que você pode personalizar todos os níveis de sons, alcançando bons resultados com os mais diferentes aplicativos e jogos.

Todas essas personalizações são possíveis graças ao software Corsair Utility Engine. O programa é bem completo, contando com vários perfis, configurações de iluminação, detalhes sobre a bateria, atualizações de firmware e muito mais.

Microfone top de linha

Não é todo mundo que costuma usar chat com voz durante a jogatina, mas há várias ocasiões em que um microfone é mais do que necessário. Seja para usar nos games ou para um bate-papo em programas como o Skype, o Corsair VOID se mostra preparado esta atividade.

O microfone que vem neste headset demonstra capacidades elevadas para captar o áudio com alta qualidade e, claro, ele com certeza faz bonito perante muitos concorrentes. Ele consegue eliminar quase todo o ruído do ambiente graças ao sistema de cancelamento de ruído, que capta um som limpo e nítido.

Vale notar que a Corsair investiu uma forma simples de ajuste de posicionamento do microfone. Quando você não está usando, é possível deixá-lo na vertical, ao lado  do alto falante; quando necessário, basta abaixá-lo para que o componente fique em posição apropriada para as conversas.

Alcance sem fio e bateria de longa duração

A característica wireless deste produto é uma das grandes vantagens para o jogador que quer se ver livre dos fios. Nesse ponto, não temos reclamações, pois o Corsair VOID funciona sem qualquer problema. Não notamos falhas na transmissão do áudio, tampouco ruídos ou atrasos.

O alcance da transmissão sem fio é de até 10 metros e, na prática, conseguimos usar o fone a quase 9 metros de distância em locais sem barreiras. O produto ainda consegue realizar a transmissão com toda a qualidade e sem chiados.

A duração da bateria chamou nossa atenção. Em nossos testes, conseguimos usar o headset diariamente, em jornadas de 6 a 8 horas, durante três ou quatro dias seguidos. É um tempo consideravelmente bom, pois você pode encarar longas partidas ou até mesmo campeonatos sem ter que se preocupar com a energia.

O carregamento da bateria é extremamente rápido, levando apenas duas horas e trinta minutos para ser totalmente completado via porta USB. Vale notar ainda que o fone emite alertas quando a bateria está acabando e você sempre pode saber o percentual no programa da Corsair.

Vale a pena?

No fim das contas, o Corsair VOID Wireless 7.1 se mostrou um produto de altíssima qualidade. A questão do design é de suma importância, pois garante muito conforto para os jogadores que ficam horas em frente ao computador (é sério, dá para usar por 8 horas seguidas sem ter a cabeça pressionada ou sentir qualquer desconforto).

Fora isso, temos o áudio perfeito tanto para jogos quanto para outros conteúdos multimídia. Os variados perfis de equalização propiciam excelentes resultados em todas as situações. O sistema sonoro é balanceado e fica ainda melhor com a tecnologia Dolby.

Por fim, não podemos deixar de enfatizar as questões de funcionalidade wireless e bateria, que certamente são importantes para quem joga profissionalmente. Levando tudo isso em conta, nós só podemos dizer que vale muito a pena comprar este headset.

Atualmente, o Corsair VOID Wireless ainda é peça rara no mercado nacional, mas a fabricante já nos informou que ele chegará ao Brasil com valores que começam na faixa de R$ 775. Certamente, é um número considerável para muitos jogadores, mas o investimento acaba valendo a pena para quem busca o máximo em qualidade.

Você acha que vale a pena investir em um headset de 7.1 canais para jogos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.