Review: headsets Corsair VOID Wireless RGB 7.1 e Corsair VOID USB RGB 7.1

4 min de leitura
Imagem de: Review: headsets Corsair VOID Wireless RGB 7.1 e Corsair VOID USB RGB 7.1

A linha de headsets da Corsair é um dos destaques da família de produtos voltados para o público gamer. A VOID RGB é a linha que promete ser uma das melhores do mercado para essa categoria tão concorrida.

Nós recebemos os headsets de sete canais VOID USB e a edição especial do VOID Wireless – batizada de Yellowjacket – para uma análise completa. Os produtos vêm em uma embalagem muito bonita, que traz todas as informações necessárias para os consumidores. Ao abrir os pacotes, nos deparamos com modelos incrivelmente belos, que impressionam pelo tamanho e a robustez. Confira o que achamos desses fones de ouvido em mais um review do TecMundo.

Os headsets Corsair VOID Wireless RGB 7.1 e Corsair VOID USB RGB 7.1 foram gentilmente cedidos por empréstimo pela Corsair para a realização desta análise.

Especificações técnicas do headset Corsair VOID Wireless RGB 7.1

  • Tipo: Fone de ouvido para áudio posicional Dolby 7.1
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
  • Impedância: 32 Ohms a 1 kHz
  • Sensibilidade: 107 dB (+/-3 dB)
  • Drivers: 50mm
  • Conector: USB do tipo A
  • Alcance sem fio de até 12 metros (40 pés)
  • Duração da bateria: Até 16 horas

Microfone do headset Corsair VOID Wireless RGB 7.1

  • Tipo: Condensador unidirecional com cancelamento de ruídos, braço giratório ajustável e luz InfoMic
  • Impedância: 2,2 k Ohms
  • Resposta de frequência: 100Hz a 10kHz
  • Sensibilidade: -38dB (+/-3dB)

Especificações técnicas do headset Corsair VOID USB RGB 7.1

  • Tipo: Fone de ouvido para áudio posicional Dolby 7.1
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 kHz
  • Impedância: 32 Ohms a 1 kHz
  • Sensibilidade: 107 dB (+/-3 dB)
  • Drivers: 50mm
  • Conector: USB do tipo A

Microfone do headset Corsair VOID USB RGB 7.1

  • Tipo: Condensador unidirecional com cancelamento de ruídos, braço giratório ajustável e luz InfoMic
  • Impedância: 2,2 k Ohms
  • Resposta de frequência: 100Hz a 10kHz
  • Sensibilidade: -38dB (+/-3dB)

Design

Uma das características mais importantes em um headset gamer é a construção e o design. Esses headsets da Corsair se destacam nesses quesitos, oferecendo um visual singular e bastante conforto. Para concepção desses modelos, a fabricante contou com a parceria dos engenheiros da BMW, que ajudaram a criar um produto robusto e confortável.

No caso do VOID Wireless RGB, há duas versões: uma carbono e outra amarela, batizada de Yellowjacket. O VOID USB é oferecido em uma versão carbono e outra branca. Embora todas sejam muito bonitas, as versões na cor preta são mais discretas e combinam melhor com a possibilidade de personalização de cores.

As espumas dos fones são extremamente confortáveis, especialmente para aqueles que pretendem encarar várias horas de jogatina. Os ajustes de tamanho são precisos, e a qualidade de construção surpreende pela robustez e leveza.

Desempenho

A qualidade sonora desses fones de ouvido é assustadora. A configuração de 7.1 canais funciona de forma virtual e proporciona um áudio de qualidade e bastante limpo. Drivers de neodímio de 50 milímetros criam sons graves impressionantes, ao mesmo tempo que oferecem agudos cintilantes e uma amplitude dinâmica imponente.

Compatível com a tecnologia Dolby, esses fones oferecem imersão aos jogadores, além da possibilidade de equalização para dar ainda mais realidade aos games. O software disponibilizado pela Corsair oferece uma grande variedade de ajustes finos para regular o áudio produzido.

São cinco perfis básicos que podem ser manualmente ajustados caso o jogador sinta necessidade. Esses fones de ouvido ainda oferecem um competente controle para o volume e botão específico para ativar o mudo.

VOID Wireless

No caso do VOID Wireless, também há um botão adicional para ligar e desligar o acessório. O headset sem fio é capaz de funcionar com tranquilidade a quase 10 metros de seu receptor, desde que não haja barreiras. Ele vem acompanhado de um cabo de carregamento micro USB de 1,5 metro, o suficiente para uso em frente ao PC.

A bateria tem uma duração razoável, aguentando cerca de 6 a 8 horas de jogatina direta. Se o RBG for mantido desligado, esse valor pode subir facilmente para mais de 10 horas. A edição especial ainda vem acompanhada de um extensor para o caso de você não querer ocupar as portas USB na frente do seu gabinete, oferecendo ainda mais flexibilidade para o headset.

Iluminação

A linha VOID RGB conta com a famosa personalização com mais de 16 milhões de cores. Porém, as partes customizáveis são bastante tímidas e não oferecem uma experiência visual tão marcante quando os teclados da mesma marca.

No software da Corsair, são 11 perfis para iluminação do fone, sendo ainda possível ajustar a claridade das fontes de luz. As configurações RGB são as mesmas para os modelos USB e wireless.

Microfone

A linha VOID RGB da Corsair também é acompanhada de um microfone não removível de tamanho não ajustável. A qualidade é razoável, ficando abaixo de equipamentos dedicados, mas acima da média apresentada por microfones mais simples.

Ele ainda possui cancelamento de ruído, oferecendo uma boa experiência mesmo em ambientes um pouco barulhentos. Porém, teria sido interessante colocar um acessório removível, já que alguns podem não precisar do microfone o tempo todo.

Um ponto interessante são os pequenos LEDs que indicam configurações de equalização, Dolby, mudo e bateria, mas eles são mal posicionados e quase não dá para vê-los durante a jogatina.

Vale a pena?

Os produtos da linha VOID RGB realmente impressionam por conta do visual e qualidade de som. Porém, o preço pode assustar um pouco. De acordo com a Corsair, esses headsets chegarão aqui custando na faixa de R$ 800 na versão mais básica.

Esse certamente é um valor alto, especialmente se considerarmos alguns modelos concorrentes e da própria marca. Porém, se dinheiro não é um problema para você, pode apostar nos modelos VOID URB e VOID Wireless. O visual único e a qualidade sonora impecável certamente serão compensadores.

Você acha que vale a pena investir em um headset gamer? Até quanto você gastaria? Comente no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.