5 jeitos para testar sua conexão de internet no celular e no PC

3 min de leitura
Imagem de: 5 jeitos para testar sua conexão de internet no celular e no PC

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Geralmente, as conexões de internet no Brasil, sejam elas móveis ou fixas, não atendem as expectativas do consumidor, que espera no mínimo ter direito àquilo que contratou.

Sem contar problemas de instabilidade e de sinal (quando o celular sequer conecta à rede 3G), muitas pessoas ficam decepcionadas com as baixas velocidades de suas conexões.

Mesmo contratando uma ADSL de 15 Mbps ou superior, às vezes as taxas de download e upload não chegam nem perto do que é prometido. O problema se repete da mesma maneira quando o assunto é navegação na internet pelo smartphone, sendo que tudo demora muito mais e temos a noção de que estamos navegando com tecnologia EDGE.

É preciso considerar também que, em alguns casos, o problema não está na internet, mas em um de nossos aparelhos. Bom, seja qual for a situação, você pode usar alguns apps e serviços que podem verificar como está a velocidade da sua internet, assim é possível conferir se você está recebendo o que contratou e até se há problemas constantes na conexão.

No celular

SIMET Mobile

Um dos mais completos aplicativos para teste de internet no celular é o SIMET Mobile. A sigla do nome é um acrônimo de Sistema de Medição de Tráfego Internet. O aplicativo desenvolvido por brasileiros é totalmente em português e realiza uma série de verificações para garantir que você obtenha todas as informações sobre sua rede (seja ela móvel ou local).

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Basta clicar em “Iniciar Teste” para que o SIMET verifique dados como: operadora, latência (ping), perda de dados, variações na entrega de dados (tanto no download quanto no upload) e as velocidades médias de transferência (recebimento e envio) através das portas TCP e UDP.

De acordo com a desenvolvedora do software, os dados coletados são armazenados em um servidor, sendo que eles são utilizados para construir um panorama das velocidades de internet por todo o Brasil.

Brasil Banda Larga

Também desenvolvido por brasileiros, o Brasil Banda Larga realiza procedimentos semelhantes aos do SIMET. A interface á mais limpa e simples que a do congênere, mas esse app não conta com gráficos e informações durante os testes.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Uma desvantagem do Brasil Banda Larga é a necessidade de um registro para poder realizar as verificações. Ele consome até 6 MB do seu pacote de dados (são 3 MB para download e 3 MB para upload). Geralmente, os testes são realizados em menos de um minuto.

Cisco Global Internet Speed Test

A Cisco é uma das marcas mais conhecidas quando se trata de equipamentos de rede e dispositivos para internet (ela é responsável pela Linksys). Devido a sua grande participação no segmento, a fabricante resolveu desenvolver um app para facilitar o teste de velocidade de conexão de internet.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Disponível para Android e iOS, o Cisco Global Internet Speed Test (GIST) realiza testes tanto em conexões WiFi quanto em redes móveis. O programa transfere uma pequena quantidade de dados para verificar a velocidade de download da sua conexão.

É possível realizar múltiplos testes para conferir a variação em diferentes momentos. Por se tratar de um aplicativo usado em todo o mundo, o GIST exibe comparações com conexões de outras regiões. A interface deste programa é bem simples, portanto é fácil utilizá-lo. Infelizmente, no entanto, ele não efetua testes de upload.

Speedtest.net

O último app para celulares é o Speedtest.net. Assim como o site, este software verifica o ping de sua conexão, identifica o provedor e, em seguida, realiza testes de download e upload para averiguar como está a velocidade da sua internet. O teste é bem simples e rápido, sendo uma boa opção para quem não se importa com dados mais aprofundados.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

No computador

Baixaki - Teste de Velocidade

Às vezes, mesmo utilizando a mesma rede e conexão de internet, a velocidade pode variar de acordo com as configurações e o hardware dos dispositivos. Se você testou sua conexão no celular, mas está na dúvida quanto à velocidade da web no seu computador, usar o serviço do Baixaki para verificar como está sua conexão pode ser uma boa ideia.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Nosso verificador de internet vai conferir como está sua velocidade de download e upload, além de averiguar o ping e o provedor de internet. É importante refazer o teste algumas vezes para ter um resultado mais preciso, visto que pode haver variações diversas que afetam a velocidade da internet.

Vale ressaltar que, seja nas conexões móveis ou fixas, geralmente os resultados podem ser diferentes do que você esperava, visto que as operadoras não são obrigadas a entregar a velocidade contratada. Todavia, é preciso conferir se o mínimo de 30% (obrigatório pela Anatel) está chegando ao seu aparelho. Então, como está a sua conexão? Você está satisfeito?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.