Conheça as novidades do Bluetooth 3.0

3 min de leitura
Imagem de: Conheça as novidades do Bluetooth 3.0

No último dia 21 de abril, a empresa norueguesa Bluetooth SIG lançou oficialmente seu novo protocolo de conexão wireless, o Bluetooth 3.0. Como o próprio nome sugere,  o lançamento é um melhoramento da versão anterior, a 2.0. Mas quais são as novidades dessa versão?

Mais velocidade

Talvez a principal novidade da versão 3.0 é sua maior velocidade comparada com a versão 2.0. Ela consegue isso pois integra o padrão de comunicação wireless IEEE 802.11, o mesmo utilizado pelas placas de transmissão Wi-Fi de internet sem fio.

Os dispositivos tradicionais Bluetooth transmitem a uma taxa de 1Mbps - conhecida como taxa básica (BR, Basic Rate) - ou ainda a 3Mbps - taxa aprimorada (EDR, Enhanced Data Rate). É claro que essas são taxas de transmissão ideais. Na prática, transmitem a 721Kbps e 2,1Mbps respectivamente.

Aparelhos portáteis com o novo Bluetooth 3.0 serão mais rápidos e econômicos.Para transmitir dados com tamanho pequeno, como fotos de baixa resolução ou clipes curtos de áudio, os dispositivos ainda utilizarão os padrões atuais BR e EDR. Porém, quando for necessário transmitir arquivos maiores ou quando precisar de maior estabilidade, o dispositivo irá transmitir com o padrão IEEE 802.11 e pode chegar a uma velocidade de 54Mbps ou, no pior dos casos, a 11Mbps.

Otimização de energia

Como o novo Bluetooth 3.0 irá utilizar o padrão IEEE 802.11 somente quando necessário, ele não implicará em um gasto maior de energia. Dessa forma, não haverá um desgaste maior da bateria. Não é necessária nenhuma configuração especial ou seleção específica para esse novo protocolo, porém é preciso que ambos dispositivos conectados estejam habilitados com o novo sistema de comunicação.

Maior Estabilidade

Outra grande novidade para o Bluetooth é a implantação do EPC, ou Enhanced Power Control,  responsável por diminuir interferências e interrupções comuns quando o aparelho é coberto por algo -  por exemplo, se o dispositivo é colocado no bolso da camisa, mochila ou bolsa. O aparelho utiliza o protocolo Bluetooth para fazer a conexão, mas utiliza o padrão 802.11 para realizar a transmissão dos dados. Assim, ele não precisa se basear somente na potência do Bluetooth para se comunicar com outros aparelhos, o que também ajudará na economia de energia.

Retrocompatibilidade com versões anteriores

Para que um aparelho utilizar essas melhorias do novo Bluetooth 3.0, ele precisa estar habilitado tanto com um dispositivo Bluetooth instalado como com uma placa Wi-Fi. Caso um dos aparelhos não tenha a placa Wi-Fi, o sistema irá utilizar a tecnologia do aparelho mais antigo, para ainda permitir a melhor comunicação. É claro que isso não vai fazer com que a transmissão seja a melhor, mas não vai impedir que exista. O sistema escolherá a melhor forma de conexão possível entre os dois aparelhos, de acordo com a capacidade de ambos.

Não se preocupe: você terá tempo para atualizar seu sistema, pois o 3.0 é compativel com o 2.0.

Mais segurança

O novo sistema do Bluetooth utiliza uma especificação chamada de MAC/PHY Alternada, responsável pela conexão entre os aparelhos. É a mesma utilizada, por exemplo, por redes Wi-Fi para transmissão de dados via internet. Além de proporcionar maior estabilidade e velocidade para a transmissão, a MAC/PHY Alternada irá garantir mais segurança, pois com ela o aparelho só procura novas conexões quando precisa. Quando não for pedido ou desnecessário, o sinal do Bluetooth não estará disponível para novas conexões.

Como ele poderá ser utilizado

Atualmente, o sistema Bluetooth 2.0 está integrado a computadores, smartphones e alguns periféricos como fones de ouvido, microfones e mouses. A nova versão pretende se integrar a mais aparelhos, como televisores, para permitir uma maior interação do usuário.

Pode-se ligar uma câmera digital com Bluetooth 3.0 direto na televisão.Com uma câmera e um televisor equipados com Bluetooth é possível enviar grandes pacotes de imagens ou vídeos diretamente para reprodução na tela grande. Também há a possibilidade de enviar as mesmas imagens em grandes pacotes diretamente para a impressora. Assim, você não precisará mais enviar uma foto de cada vez ou esperar pela transmissão.

A transferência ou sincronia de músicas  entre seu computador e MP3 player ou celular também serão mais rápidas. Pode-se enviá-las em grandes pacotes com velocidade de transmissão muito maior que a normal, chegando à velocidade de transmissão da sua placa de internet Wi-Fi.

Disponibilidade no mercado

Para que o seu aparelho possa usufruir da nova tecnologia do Bluetooth 3.0, é necessário que os desenvolvedores programem essa tecnologia em novos dispositivos. Como ela utiliza o mesmo protocolo 802.11 das placas Wi-Fi, não haverá um aumento de custo. Entretanto, não se sabe quando os novos aparelhos começarão a vir com o novo sistema. Imagina-se que não lançarão atualizações de Firmware para que aparelhos atuais utilizem a nova tecnologia, mas em breve todos os novos aparelhos serão lançados com o padrão 3.0, sem que isso represente um aumento de custo dos novos gadgets por terem essa tecnologia em seu sistema.

O que você achou dessa nova tecnologia? Deixe aqui seu comentário, participe da discussão e dê sua opinião!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.