Por que eu contrato um serviço de internet de 10 "Mega" e baixo arquivos a 1 MB?

2 min de leitura
Imagem de: Por que eu contrato um serviço de internet de 10 "Mega" e baixo arquivos a 1 MB?

Mas por que isso acontece? Por que contratei uma coisa e quando recebi era outra completamente diferente? Que atire a primeira pedra quem nunca teve dúvidas quanto a este assunto, seja em um primeiro momento, quando idealizando quanto tempo o download de determinado programa demoraria, seja antes de estudar ou ler sobre o assunto.

Este fato acontece porque estamos falando de medidas diferentes. E essa confusão, na maioria dos casos, deve-se ao prefixo “Mega” pregado pelas prestadoras de tais serviços que fazem com que muitas pessoas acreditem estar contratando um serviço com velocidade em Megabytes enquanto na verdade ele está em Megabits.

Megabytes e Megabits

Como o termo Megabyte é muito mais conhecido do que Megabit, o anúncio de uma velocidade como “Mega” sem dúvidas traz certa confusão, ainda mais porque são medidas diferentes. Para entender esta diferença, vamos começar fazendo a conta com as medidas “básicas”. Cada byte é composto por 8 bits, um kilobyte é composto por 1024 bytes e logo, um megabyte possui 1024 kilobytes.

A medida da velocidade depende da grandeza na qual ela está especificada

O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) e o B/s (byte por segundo). Ambas pertencem à grandeza “taxa de transferência” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet.

A taxa de transferência normalmente é expressa em KB/s (kilobytes por segundo). Se um byte é igual a oito bits, obviamente a taxa de transferência terá um valor oito vezes menor. Partindo desta premissa, se você quer saber qual será sua taxa real de download, faça o cálculo “dividindo por 8”.

O resultado será um valor aproximado, pois um pouco desta velocidade deve ser descontada para o fluxo de dados. Abaixo segue uma tabela para ilustrar melhor a idéia:

Convertendo as medidas

Para saber aproximadamente quanto tempo o download de um programa vai demorar, você pode fazer o seguinte cálculo:

Primeiro, transforme o tamanho do programa para Kilobytes. Para um valor aproximado, multiplique o valor em Megabytes por 1000. Vamos utilizar um programa de 10 MB como exemplo:

10 x 1000 = 10000

Em seguida, divida este número pelo valor da velocidade do download. Digamos que sua conexão seja de 300 Kbps, o que leva a uma velocidade de download de 37,5 KB/s. (Aqui está a medida de tempo em segundos)

10000 / 37,5  = 266,66

Então, como o valor encontrado está em segundos, divida-o por 60. O resultado será o tempo aproximado (em minutos) que o download deverá demorar.

266,66/60 = 4,44 minutos

Caso você queira saber mais sobre as unidades de grandeza da informática, acesse este artigo super explicativo sobre o assunto.

Agora você já sabe: é tudo uma questão de colocar as coisas na mesma medida! Esperamos que quaisquer dúvidas referentes a este assunto tenham sido resolvidas e até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.