Tira-Dúvidas: Linux

6 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: Linux

O Tira-Dúvidas de hoje é composto por perguntas envolvendo o sistema operacional Linux.  Entre os temas abordados, vamos falar sobre antivírus, máquinas virtuais, conectividade com a Internet, utilização de LiveCDs, etc.

Ubuntu e o Laptop Acer Aspire 9410


"Olá, tenho um Laptop Acer Aspire 9410, tenho dúvidas se ele é compatível com o  Linux. Ganhei um Ubuntu, mas tenho dúvidas se devo instalar o SO.
Em caso de compatibilidade, poderiam me indicar um passo a passo? Grato"


Cleiton Rocha Oliveira

Olá Cleiton, sobre o Acer Aspire 9410, após algumas pesquisas, concluímos que ele é totalmente compatível com o Ubuntu. Logo, esta distribuição pode ser instalada em sua máquina. Sobre o Ubuntu, nós temos um guia de uso bastante completo, que mostra sua instalação passo-a-passo. Apesar do texto ter sido desenvolvido primeiramente para desktops, o Ubuntu pode ser instalado da mesma maneira em seu Acer Aspire 9410.


Antivirus Avira no Linux

"Olá, acabei de baixar o Ubuntu no Baixaki. Instalei e gostei bastante mas tenho uma duvida: como instalar o antivírus Avira no Linux? Caso vocês expliquem de uma forma fácil para os leigos eu agradeço."

Leandro Alves

Avira LogoO sistema operacional Linux, incluindo o Ubuntu, já é bastante seguro por natureza. Por isso, o uso de um antivírus em computadores comuns não é um requisito obrigatório, visto que o perigo de pegar um vírus é muito baixo. Já em servidores, a instalação de uma proteção extra é uma boa pedida.

Mas voltando a pergunta, a instalação do Avira é muito simples, não exigindo nenhuma configuração especial.  Caso você ainda não o tenha baixado no seu computador, acesse este link em nosso próprio site.

Após o download, abra um terminal de sistema (Xterm, Konsole, ou Consola) e descompacte o arquivo baixado com o seguinte comando:

$ tar -xvvzf antivir-workstation-pers.tar.gz

Em seguida, entre na pasta resultante e execute o arquivo com a seguinte instrução:

$ sudo ./install

Durante a instalação, várias opções podem ser configuradas. Caso você não saiba o que elas significam, basta apertar “Enter” em cada pergunta. Quando o processo terminar, o Avira estará pronto para ser usado.

Linux e máquinas virtuais

"Olá, parabéns pelo novo serviço. Era uma necessidade e tanto dos usuários, e que agora está para ser suprida.
O que acontece se eu "rodar" em um drive virtual a imagem ISO de uma distribuição Linux? A distribuição irá apenas "rodar", como um CD de boot, ou a distribuição será instalada (em alguma partição)? Isso depende da imagem da distribuição?

Abraços, sucesso e obrigado."


Rogério CRR

Olá Rogério, estamos contente que você esteja gostando desta nova sessão. A princípio, um dos principais objetivos de uma máquina virtual (VM) é fazer com que o sistema emulado funcione de maneira mais fiel possível ao modo real. Assim, se uma distribuição Linux qualquer trabalha no formato LiveCD, ela também não precisará ser instalada na máquina virtual.

Como exemplo, podemos citar o Ubuntu, que roda inicialmente como LiveCD dentro de uma Virtual Machine. Caso você desejar, também poderá instalá-lo no drive virtual.

Fedora rodando em máquina virtual


Vale a pena lembrar que o disco virtual é visto como um único arquivo para o sistema operacional “real” do computador. Por isso, o seu particionamento afeta somente o sistema emulado na máquina virtual. Assim, as VMs, como o VirtualBox, são uma boa opção para quem não quer particionar o disco rígido real.


Internet discada no Linux


"Olá galera do Baixaki!!!!
Sou novato na área Linux... Tenho muita vontade de aprender Linux! Instalei o Ubuntu em dual boot com o vista, só que não estou conseguindo configurar minha Internet discada. No vista, o nome que aparece para o modem é PCI softV92 (Conexante). Conto com a ajuda de vocês para conseguir configurar e conectar a net!!!!
Obrigado!
PARABÉNS PELO SUCESSO!!!!!!!!!!!!!"


Junior Rodrigues

Primeiramente, agradecemos pelo seu reconhecimento, Junior. A instalação de Modems discados (os famosos Softmodems) no Linux é realmente um grande problema. Praticamente todos os Fabricantes, incluindo a Conexante, só desenvolvem drivers confiáveis para Windows. Quando alguma versão é lançada para Linux, normalmente ela foi somente testada numa distribuição e kernel específico. Logo, muitos problemas de compatibilidade acabam aparecendo. Já ouvi falar de casos que modem se conectaram somente a 14 KB/s!

Os desenvolvedores do Ubuntu nunca foram muito foi muito “fãs” de modems discados, visto que vários fabricantes proíbem que pessoas de fora desenvolvam drivers para seus produtos.

Por isso, a solução mais simples para o problema é a instalação de um modem banda larga conhecido, como o DS-Link. Atualmente, já é possível encontrar serviços de Internet rápida a menos de 50 reais mensais, de qualidade muito superiores comparado com a net discada.


Fazer Boot por LiveCD

"Olá equipe Baixaki.
Eu estou com uma duvida: baixei o Linux Kurumin mas queria usá-lo sem precisar instalar e sem abrir mão do XP. Logo, como eu faço para rodar ele direto do CD?
"

Flavio Silva

Então Flavio, o primeiro passo é obter uma mídia CD-R ou CD-RW virgem, incluindo um programa para a gravação da imagem .ISO. Entre os mais usados, recomendamos o Nero ou o CDBurner XP.

Iniciando o sistema por LiveCD


Após gravar a imagem no CD, como está descrito nos links acima, reinicie o seu computador. Na primeira tela exibida após a reinicialização, é necessário entrar no “menu de Boot”, através de uma tecla específica para esta tarefa. Em grande parte dos Pcs, esta opção pode ser acessada pelas teclas “ESC” ou “F12”. Se por algum acaso você não conseguir entrar no Menu, procure no manual de sua placa mãe mais informações de como fazer isso.

Uma vez no Menu de Boot, selecione a opção referente ao CDROM e aperte enter. Em seguida, se a versão do Kurumim for atual, escolha o opção: “Testar o Ubuntu NG sem mudar nada no computador. Se for uma versão mais antiga, simplesmente pressione “Enter”.

Finalmente, uma interface gráfica irá se abrir no seu desktop, permitindo que você use o Ubuntu direto do CD sem mudar nada no computador. Esse processo funciona também para a grande maioria das distribuições que funcionam por LiveCD.


Instalação de programas no Ubuntu

"Preciso muito da ajuda de vocês. Semana passada troquei meu Windows pelo bom Linux. Consegui instalar o Ubuntu 8.10 no meu computador. Fiquei muito contente, mas não tenho a mínima ideia de como instalar programas programas nele. Baixei o K-3b e não sei como instalar. E como faço para instalar codecs nele? Outro problema é que não tenho acesso a Internet em casa, tenho que ir a uma Lanhouse. Por favor, me ajudem!"

Maydson

Caro Maydson, existem várias maneiras simples de instalar um programa no Ubuntu. Abaixo, vamos explicar os três modos mais usados, tomando o k3b como exemplo:

  1. Pacotes .DEB: ao instalar programas no Ubuntu, procure por pacotes que possuem extensão .DEB, os quais são muito fáceis de serem instalados. Na nossa sessão Linux, muitos programas possuem esse tipo de pacote para download, como o próprio K3B. Uma vez o arquivo .DEB baixado, você pode instalá-lo com um duplo clique.

  2. Synaptic: existe um programa gráfico no Ubuntu chamado Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic), cuja interface é muito simples de ser utilizada. Para instalar o K3B através dele, digite o termo “K3B” no campo de pesquisa. Em seguida,  você pode escolher quais pacotes serão instalados em seu computador.

  3. Apt-get: em algum terminal de sistema (como o Konsole, Xterm, Consola, etc.), você pode digitar o s seguintes  comandos:
    $ sudo apt-get install nome_do_programa
    Em nosso caso:
    $ sudo apt-get install k3b

Sobre os codecs, a melhor opção é instalá-los pelo Apt-get:

$ sudo apt-get install gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-pitfdll
gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-sdl mozilla-mplayer mplayer-fonts msttcorefonts cabextract libdvdread3 ffmpeg


Para usar o Synaptic e o Apt-get, é necessário possuir uma conexão com a Internet no computador, de preferência banda larga, como foi explicado na pergunta do Junior. Quem realmente não tem como usar Internet em casa, pode baixar os pacotes .DEB em lan houses. Contudo, este método é muito mais trabalhoso que os anteriores, pois, caso uma dependência esteja faltando, você terá que voltar na lan house.

Caso você possua alguma dúvida sobre qualquer assunto relacionado à informática, nós iremos respondê-las sem o menor problema, através de novos Tira-Dúvidas. Neste caso, envie suas dúvidas para:


tiraduvidas@bxk.com.br

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.