Aplicativo mostra se você recebe a velocidade correta de conexão banda larga

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo mostra se você recebe a velocidade correta de conexão banda larga

Algumas falcatruas cometidas por empresas de banda larga devem ser descobertas em breve. Cientistas da universidade norte-americana Georgia Tech exibiram pela primeira vez um aplicativo que deve fiscalizar a velocidade real da conexão em seu computador.

Batizado de Kermit, o programa vai suprir uma reclamação constante dos usuários: descobrir se a velocidade nominal da conexão (aquela oferecida pelos planos de banda larga e contido em contrato) acaba sendo maior do que a velocidade real (a que chega aos consumidores). Isso aconteceria tanto com o acesso à internet pela tecnologia 3G quanto por cabo, incluindo aí o Brasil.

Segundo os criadores do aplicativo, o Kermit deve exibir informações detalhadas sobre a velocidade disponível da conexão, mas ainda assim poderá ser compreendido facilmente por usuários menos experientes. Além disso, será possível examinar o histórico desses relatórios, para verificar padrões ou saber quais eletrônicos estão recebendo a maior quantidade de banda.

O software ainda está em fase de testes na universidade e não tem uma data exata de lançamento, mas logo deve ser liberado gratuitamente para download.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.