DisplayPort, um concorrente para o HDMI?

Novo padrão de vídeo e áudio promete alta qualidade e resoluções impressionantes. Será que ele vai substituir o HDMI ou é possível a coexistência?
  • Visualizações71.601 visualizações
Por Fabio Jordão em 24 de Novembro de 2009

A indústria de tecnologia nunca para, nem mesmo por um segundo sequer. Muitos consumidores acabaram de comprar sua televisão com conexão HDMI e nem fazem ideia de que um novo padrão já está disponível em muitos produtos — o qual pode ser a nova tendência em transmissão digital. Estamos falando do DisplayPort, uma nova conexão para o mundo digital, que poderá substituir o tão falado HDMI.

Obviamente, por ser um padrão digital, o DisplayPort também concorre com o DVI (o padrão utilizado na maioria dos monitores modernos). Neste artigo vamos falar sobre o potencial do novo padrão, suas vantagens sobre os padrões rivais e as tendências dele.

Conheça o DisplayPort

Lançado em 2006 pela VESA (Video Electronics Standards Association — a associação que define os padrões de vídeo) e aprimorado em 2008, o DisplayPort vem ganhando atenção de diversos fabricantes. Com suporte para alta resolução de 2560 x 1600 pixels (na versão 1.1), transmissão de dados de até 10.8 gigabits e suporte para áudio digital de até oito canais, o DisplayPort mostra-se um padrão de alta capacidade.

Novo padrão de vídeo e áudio

Reprodução do site http://www.displayport.org/

Dedicado aos computadores

Até o presente momento, uma enormidade de fabricantes já declarou que darão suporte para o DisplayPort em seus dispositivos. A grande maioria das marcas que vem anunciando atua na parte de hardware dos computadores, ainda que haja algumas fabricantes de dispositivos eletrônicos (como a Philips e a Samsung). Fabricantes como a Intel, AMD e NVIDIA veem no DisplayPort uma ótima solução para transmissão de sinal e vídeo.

Fabricantes importantes estão investindo no DisplayPort

No site oficial do DisplayPort há um catálogo com diversos produtos que já possuem suporte para o novo padrão, dentre eles temos: monitores, placas de vídeos, notebooks e outros. Inclusive, o grande trunfo do DisplayPort parece ser nos computadores, onde há a necessidade de uma nova conexão para as placas de vídeo e monitores — visto que o DVI já está ultrapassado.

Baixa tensão

Enquanto o HDMI e o DVI necessitam de tensões acima dos 3 V (volts), o DisplayPort funciona bem com apenas 2 V. Para nós, consumidores, isto pode não significar absolutamente nada, mas para os fabricantes de placas de vídeo (como a AMD e a NVIDIA), tal aspecto é interessantíssimo. A baixa tensão necessária para o funcionamento do DisplayPort é fantástica nas novas placas gráficas que utilizam tecnologia de 45nm (como as novas placas Radeon 5800). Por não requisitar alto nível de tensão, as placas com DisplayPort podem dispensar a utilização de uma série de circuitos que são necessários para controle das tensões nas placas que usam o DVI.

Complemento ou concorrente?

Tanto no visual quanto na qualidade, o DisplayPort assemelha-se ao HDMI. Ainda que ambos tenham características semelhantes, o DisplayPort não é um clone do HDMI, tendo algumas diferenças. O site oficial do DisplayPort anuncia o novo padrão como um complemento para o HDMI, mas será mesmo que este padrão não irá fazer do HDMI um concorrente?

DisplayPort VS HDMI

Todos os aspectos levam a crer que o DisplayPort tem muita chance de competir e até superar o HDMI. Ambos suportam resoluções impressionantes (acima dos 1080p — padrão das TVs mais modernas), áudio digital de oito canais, possuem proteção, banda extra e conectores quase idênticos. Então o que pode levar o DisplayPort substituir o HDMI?

Livre de royalties

Para que um fabricante possa utilizar o HDMI em seu produto é necessário pagar royalties para os criadores do conector. Como o DisplayPort foi criado pela VESA, uma associação que não tem como objetivo principal os lucros, ele consegue ser um padrão que não possui custos. As empresas interessadas na adição do novo padrão em seus dispositivos não precisam pagar royalties, o que significa que a nova conexão tem um grande trunfo neste aspecto.

Um risco para o DVI?

O DisplayPort está disponível em uma variedade de produtos, mas, como já citado, sua principal aparição é nos notebooks e placas de vídeo. A NVIDIA já lançou diversas placas com DisplayPort (da linha QuadroFX) e a AMD ATI colocou no mercado suas placas 5870 e 5970 com um conector DisplayPort. Além disso, a AMD lançou uma versão especial da Radeon HD 5870, a qual é uma edição especial para utilizar a tecnologia Eyefinity — o modelo especial possui seis conexões Mini DisplayPort.

As placas de vídeo atuais ainda possuem conectores DVI, mas é possível que eles sejam excluídos em breve, visto que o DisplayPort possui melhorias na tensão, qualidade superior e suporte para transmissão simultânea de áudio e vídeo. Ainda não é possível dizer com exatidão que o DVI será realmente aposentado, afinal, todos acreditavam que o VGA seria retirado das placas de vídeo, mas ele ainda continua presente em diversos modelos.

Migração lenta

Ainda que o novo padrão já esteja na pauta de fabricação de várias marcas famosas, ele ainda pode demorar um pouco para substituir o DVI (ou o HDMI). Se pararmos para analisar a quantidade de produtos eletrônicos e de informática que possuem entradas e saídas HDMI e DVI, dá para notar o sério desafio que o DisplayPort tem pela frente. Os dois padrões digitais que são usados atualmente demoraram certo tempo para dominarem os dispositivos, o que significa que com o DisplayPort deve acontecer a mesma coisa.

O grande impulso que a AMD, a Intel e a NVIDIA estão proporcionando ao DisplayPort é fantástico, mas isto não significa que as fabricantes de monitores cheguem aderir ao novo padrão instantaneamente. Empresas como a HP, a Dell e a Lenovo já possuem monitores compatíveis com o DisplayPort, mas aqui no Brasil ainda é raro encontrar algum produto com suporte para nova tecnologia.

Compatibilidade

Pensando na situação dos consumidores que não possuem um monitor com DisplayPort, algumas fabricantes vêm desenvolvendo adaptadores para que as conexões entre DisplayPort-DVI, DisplayPort-HDMI e DisplayPort-VGA sejam possíveis (conexões inversas também são possíveis). A compatibilidade entre HDMI e DVI com o DisplayPort é total, pois os padrões são digitais, facilitando muito a conversão do sinal. No caso do VGA é um pouco mais complicado, porque é necessário um adaptador especial, o qual possui mais tecnologia e custa mais caro.

Adaptadores

Reprodução do site http://www.displayport.org/

Limitação

A resolução máxima do DisplayPort é 2560 x 1600 pixels, a qual funciona perfeitamente nos cabos comuns — que possuem o comprimento máximo de três metros. Quando é necessário utilizar um cabo mais longo, a resolução diminui automaticamente apara 1920 x 1080 pixels (o padrão 1080p).

Dispositivos que o utilizam o DisplayPort

Pode ser que ainda não haja uma extensa lista de produtos com suporte para o DisplayPort, mas ao ver que até a Apple aderiu ao novo padrão, já é possível apostar que a nova conexão deve perdurar. Abaixo temos uma lista de alguns produtos que trazem a conexão DisplayPort:

Notebooks
Acer Aspire 8935
MacBook
MacBook Pro
MacBook Air

Notebook da Apple com Mini DisplayPort

Reprodução do site http://www.apple.com

Computadores
Mac Mini
Mac Pro
iMac

Mac Mini também com Mini DisplayPort

Reprodução do site http://www.apple.com

Placas de vídeo
AMD ATI Radeon HD 5870
AMD ATI Radeon HD 5970

A AMD ATI Radeon HD5970 também conta com DisplayPort

Monitores
Dell 3008WFP
HP LP2480zx

Monitor Dell com DisplayPort

Reprodução do site http://www.dell.com

Futuro do DisplayPort

O DisplayPort é um padrão bem recente que tem seus limites estabelecidos de acordo com o que a VESA pede. A versão atual do produto possui certas especificações, que não permitem a utilização de maiores resoluções ou adição de funções novas. Segundo especulações, a nova versão do DisplayPort deve ganhar, possivelmente, suporte a resoluções bem superiores.

DisplayPort deve ser um sucesso no futuro

Reprodução do site http://www.displayport.org/

Será que este padrão vai prevalecer?

O DisplayPort está aí e deve predominar nos computadores muito em breve, ao menos é o que algumas fabricantes pensam que vai acontecer. O que você achou do DisplayPort? Acha que este novo padrão pode concorrer com o HDMI? Participe em nosso portal com sua opinião.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!