Novo conceito de celular da Nokia possui telas touchscreen por todos os lados

1 min de leitura
Imagem de: Novo conceito de celular da Nokia possui telas touchscreen por todos os lados

Em comemoração aos 25 anos do Nokia Research Center, a empresa finlandesa desenvolveu um conceito de smartphone totalmente baseado em superfícies touchscreen personalizáveis. Todas as áreas do aparelho podem ser modificadas e se ajustam de acordo com as funções e aplicativos mais utilizados.

As imagens exibidas no aparelho – tela frontal, parte traseira e laterais – podem tomar formas diferentes de acordo com um aplicativo que esteja sendo usado. Ao tirar uma foto, por exemplo, ele se adapta à função e utiliza suas superfícies para criar a reprodução de uma câmera fotográfica.

Tudo em todos os lugares

Enquanto a tela frontal é utilizada para visualizar uma página da web, é possível arrastar uma mensagem de texto para a parte de trás e editar o conteúdo. Da mesma forma, durante o uso de qualquer função do smartphone, também é possível deslizar ícones pelas laterais superiores e escolher outro aplicativo, ou mesmo um novo widget.

Nokia GEM possui telas touchscreen personalizáveis (Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

O vídeo da Nokia também mostrou a interação entre aparelhos do mesmo modelo. Os usuários se correspondem através de animações com avatares personalizados, que conseguem reproduzir o estado de humor de quem está utilizando o aparelho. A função de compartilhamento de arquivos está presente no Nokia GEM e foi demonstrada durante o vídeo conceitual.

Para tal, basta arrastar os conteúdos para uma área central da tela e “despejá-los” em outro smartphone. Os itens transformam-se em ícones redondos e emitem sons cristalinos ao serem transferidos.

“Chama-se GEM (pedra preciosa, em inglês) pelo fato de pedras preciosas bem feitas possuírem vários lados. Além disso, este conceito ainda se parece com uma pedra bruta, que precisa ser polida para chegar a um produto real”, disse Jarkko Saunamäki, que liderou a equipe de desenvolvimento do aparelho.

Por enquanto, não há especulações quanto à fabricação ou mesmo sobre as vendas do aparelho por parte da Nokia. No entanto, o projeto serviu para mostrar que a empresa quer continuar a revolucionar o mercado de smartphones nos próximos anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.