Monitor 4K da ASUS começa a ser vendido este mês

1 min de leitura
Imagem de: Monitor 4K da ASUS começa a ser vendido este mês

ASUS PQ321, a TV 4K de 4 mil dólares. (Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Com tela de IGZO capaz de oferecer imagens com resolução de 3840x2160 pixels, o monitor 4K de 31,5 polegadas ASUS PQ321 chega ao mercado dos Estados Unidos no final do mês de junho. A informação foi confirmada durante a Computex 2013, assim como o preço nada amigável do aparelho: US$ 4 mil, algo em torno de R$ 8 mil (em conversão simples).

O editor do The Verge Vlad Savov levanta um outro problema para o televisor: ser usado como monitor. As placas gráficas mais usadas da atualidade não apresentam a capacidade para trabalhar com tal resolução, o que ocasionaria uma perda considerável de qualidade ao conectar um computador ao PQ321.

Savov trata ainda especificamente do MacBook Pro com tela Retina, que tem 15 polegadas, além de uma placa de vídeo GeForce GT 650M. O equipamento apresenta resolução de 2880x1800 pixels, entretanto o máximo que se pode conseguir é uma ampliação do conteúdo do notebook para 4K devido a uma limitação do OS X, o que não resolve o "problema" de fato.

Enfim, indo além da questão do MacBook Pro com tela de Retina, o uso do 4K como monitor ainda esbarra nas limitações técnicas do hardware disponível na atualidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.