Destruidor: conheça o PC de mais de R$ 20 mil da ASUS [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Destruidor: conheça o PC de mais de R$ 20 mil da ASUS [vídeo]

É bem óbvio que tem muito brasileiro que usa o PC como plataforma de jogos, mas os altos preços em nosso país acabam dificultando a aquisição de peças mais modernas e prontas para todos os games.

Todo mundo já sonhou em ter aquela placa de vídeo insana, aquele processador top do momento, muita memória RAM, um SSD de alta velocidade e, claro, um gabinete gigante cheio dos enfeites.

Para provar do que uma máquina realmente poderosa é capaz, a ASUS resolveu montar um PC top de linha para nós mostrarmos sua nova placa de vídeo monstruosa: a ASUS GeForce GTX 980 Ti POSEIDON.

Claro que uma placa dessas precisa de componentes muito robustos, então a fabricante fez questão de exagerar e montar logo um PC destruidor. É um computador que custa mais de 20 mil reais e roda qualquer coisa que você imaginar. Vale ressaltar que a ASUS não vai vender PCs desse tipo, trata-se apenas uma máquina de demonstração. Confira as especificações:

  • Processador: Intel Core i7-6700K
  • Placa Mãe: ASUS Z170-Deluxe
  • Placa de vídeo: ASUS GeForce GTX 980Ti POSEIDON
  • Memória: 32GB DDR4 HYPERX Predator 2.400MHz
  • Armazenamento: SSD M.2 PCIex x4 HyperX Predator 480 GB
  • Fonte: Thermaltake Toughpower 850 watts
  • Gabinete: Thermaltake Core V71
  • Refrigeração da CPU:  Water cooler para CPU Water 3.0 Extreme All in One - CLW0224
  • Refrigeração das VGAs: Water cooler para VGA Pacific RL140 D5 Water Cooling Kit

Exagerando na beleza

É claro que a primeira impressão é a que fica, então a ASUS não poderia ter montado um PC excepcional sem pensar na questão do design. Para acomodar todas as peças e o sistema de refrigeração robusto, a empresa optou pelo gabinete Thermaltake Core V71, modelo que tem espaço para múltiplas placas de vídeo e comporta sistemas de refrigeração com radiador.

Todos os cabos ficam escondidos na parte de trás da placa de suporte da placa-mãe, deixando muito espaço para manuseio das peças e também para ventilar os dispositivos de forma apropriada. Na parte interna, o sistema de refrigeração escolhido ocupa uma boa área, mas o case tem suportes especiais para tais itens.

Este modelo de gabinete vem com múltiplas ventoinhas de tamanho avantajado que ajudam na refrigeração dos componentes. O sistema de LEDs é na cor branca, dando um toque especial aos fans das partes frontal e superior do produto. A tampa vem com um sistema de iluminação bacana, que distribui as luzes por todos os cantos.

Hardware impressionante

No interior da máquina, a placa-mãe ASUS z170-Deluxe dá o suporte para todos os componentes. É um dos melhores modelos da fabricante, trazendo as mais recentes tecnologias, que garantem tanto desempenho quanto facilidades no uso geral do sistema e dos aplicativos.

Equipado com o processador Core i7-6700K, que é o modelo mais recente da Intel, esse
PC promete bons resultados para overclocking. O sistema de water cooling instalado na CPU é da própria Thermaltake e facilita a obtenção de frequências mais elevadas.

A velocidade geral do sistema e no loading dos games é ainda mais rápida graças ao SSD HyperX Predator de 480 gigabytes que é instalado no soquete M.2, ou seja, fazendo a comunicação direta pelo barramento PCI-Express.

O conjunto fica completo com 32 gigabytes de memória DDR4 da marca HyperX Predator que rodam a 2,4 GHz. Dá para curtir os games mais recentes com altíssima qualidade sem ter qualquer problema na comunicação entre os componentes, já que eles possuem baixos tempos de resposta.

Conforme já comentamos, a ASUS resolveu apelar para a monstruosa GTX 980Ti POSEIDON, que roda com sistema de refrigeração a líquido. Na verdade, essa placa tem sistema hibrido de refrigeração, rodando tanto com as ventoinhas quanto com o water cooler.

Além do visual ousado, as placas da série ASUS POSEIDON apresentam grande potencial para overclocking e baixas temperaturas de funcionamento, além de serem especialmente elogiadas pelo funcionamento silencioso. Logo, vamos comentar sobre o desempenho desse componente.

Toda essa configuração é sustentada pela fonte Thermaltake Toughpower de 850 watts. Já a refrigeração da CPU é feita com water cooler 3.0 Extreme All in One, e a placa de vídeo é refrigerada com o water cooler Pacific RL140 D5. Esse kit da VGA é lindão e, claro, funciona de forma silenciosa.

Hora de rodar os jogos

Bom, vamos ao que interessa: os jogos! Nós testamos este supercomputador com vários games, incluindo The Witcher 3, Batman: Arkham Knight, Shadow of Mordor, F1 2015, Hitman: Absolution, Metro Last Light e alguns benchmarks.

Esse monstrão mandou muito bem em todas as situações. Nós usamos sempre as configurações de fábrica nos testes e, em todos os jogos, esta combinação poderosa conseguiu rodá-los com performance acima dos 60 frames por segundo na resolução Full HD.

O número pode não parecer tão impressionante, mas a verdade é que somente em dois títulos a média ficou abaixo dos 100 frames por segundo. A placa de vídeo da ASUS é tão poderosa que, mesmo em resolução WQHD, ela manda bem em todos os games! Confira alguns resultados de jogos em Full HD com configurações em nível máximo de detalhes:

Obviamente, como o foco é overclocking, vale mencionar que esta placa tem algum potencial ocioso, só no aguardo para que o consumidor mude os parâmetros e leve o dispositivo ao máximo. Conforme nossos testes, dá para forçar a placa de vídeo para rodar quase 200 MHz acima do normal. Isso pode dar uma diferença de até 10% nos jogos.

Este foi só um gostinho do que essa máquina poderosa pode oferecer, mas fique ligado no TecMundo, pois em breve vamos publicar a análise da placa de vídeo e de outros componentes. Até a próxima!

Você acha que vale a pena uma máquina com water cooler? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.