Mais de 5 dias por ano são perdidos por quem possui computadores lentos

2 min de leitura
Imagem de: Mais de 5 dias por ano são perdidos por quem possui computadores lentos

Quanto tempo você já gastou esperando seu computador "voltar a respirar"?

Um estudo divulgado pelo portal britânico Huffpost Tech revelou dados no mínimo curiosos: computadores lentos podem fazer com que até 5 dias e meio por ano sejam perdidos por pessoas que aguardam a execução de processos pelas máquinas. De acordo com a SanDisk, empresa responsável por publicar a pesquisa, dispositivos eletrônicos de baixo desempenho deixam cerca de 30% dos usuários de mau humor; 17% dos 8 mil entrevistados chegam a tomar atitudes drásticas quando se deparam com lentidão (como jogar o gadget contra a parede ou esbofetear o aparelho).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O chamado “tempo da inatividade digital” é considerado uma das sete experiências cotidianas mais frustrantes enfrentadas pelos cidadãos do Reino Unido ouvidos pelo estudo – a lista em xeque leva em conta, por exemplo, o estressante tempo gasto durante a espera por transporte público e os minutos ou horas perdidos em função da espera de uma mesa em restaurantes. “Os usuários de computadores gastam muito tempo com seus dispositivos lentos – é compreensível que eles queiram recuperar essa perda de alguma forma”, diz Stefan Kratzer, executivo da SanDisk.

Mas a lentidão na execução de tarefas simples por máquinas mais modestas não é “luxo” apenas dos entrevistados britânicos. Problemas relacionados ao desempenho de computadores são frustrações enfrentadas por pessoas mundo afora. Quanto tempo você perde por dia em sua casa ou trabalho quando se depara com situações deste tipo?

Um fôlego a mais à sua máquina

Softwares capazes de transformar um computador de qualidade mediana em uma máquina de alto desempenho não existem – se os componentes do PC não se adequam às especificações mínimas exigidas por determinadas aplicações, o programa em questão simplesmente não será executado. Há, porém, formas de otimizar o desempenho de seu computador por meio de ferramentas destinadas à limpeza e gerenciamento de sistema. Confira abaixo algumas dicas:

TuneUp Utilities 2014 (download e análise)

Desenvolvido pelos mesmos criadores do popular antivírus AVG (baixe-o por meio deste link), este robusto programa oferece ferramentas capazes de melhorar de forma substancial o desempenho de computadores. Elimine arquivos duplicados, gerencie as tarefas de seu sistema, execute a limpeza de disco, explore as mais de 30 opções oferecidas por TuneUp Utilities 2014 e dê um fôlego a mais à sua máquina.

Além fazer com que seu PC "respire mais liviado", TuneUp Utilities 2014 conta com mecanismos para a personalização do Windows, permitindo a alteração das preferências da Barra de Tarefas, das animações e efeitos do Windows Explorer, das opções de pastas, do sistema de arquivos, da aparência de ícones e de outros elementos do sistema operacional.

CCleaner (download e análise)

Que tal fazer com que seu computador seja iniciado de forma mais rápida? Desatrive a inicialização de aplicações não fundamentais ao seu sistema, remova arquivos temporários e execute a limpeza de seus registros online por meio desta bem conceituada ferramenta.

Advaned System Care (download e análise)

Responsável também por executar ações semelhantes às ações feitas por ambos os programas listados acima, Advanced System Care é outra opção a quem deseja otimizar o funcionamento de seu sistema operacional. Execute uma varredura em seu software e configure o programa para desligar sua máquina automaticamente após a conclusão do processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.