Microsoft monta PC gamer capaz de rodar jogos em 12K [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft monta PC gamer capaz de rodar jogos em 12K [vídeo]

Você acha seu PC gamer incrível só porque ele consegue rodar jogos em 1080p com alto nível de qualidade gráfica e a taxas de 60 quadros por segundo? Pois saiba que a Microsoft criou um computador com configurações que fariam até mesmo sua máquina se envergonhar.

Isso porque a máquina desenvolvida por eles foi capaz de rodar games à absurda resolução de 12K, com a ajuda de três monitores 4K trabalhando em conjunto. O resultado, como você pode ver no vídeo acima, é simplesmente impressionante, trazendo o game DiRT 3 com gráficos absurdamente detalhados.

Jogando com apenas uma das telas 4K, o game ficou ainda mais bonito: embora sem a vantagem da visão panorâmica, foi possível rodar DiRT 3 na qualidade máxima e ainda manter tudo rodando a uma taxa de mais de 100 quadros por segundo, em média – de fato, segundo os registros de Gavin Gear no Extreme Windows Blog, o título chegou à marca de 150 fps.

Qualidade distante

Por mais que esse resultado seja realmente incrível, o fato é que você não deve esperar ver pessoas com máquinas como essa tão cedo. Em primeiro lugar, um computador como esses custou a bagatela de 15 mil dólares (R$ 33,6 mil) para ser montado, com um hardware que incluía nada menos que três Radeon 7970 em Crossfire.

AmpliarPara comportar as placas, fonte teve que ficar fora do gabinete (Fonte da imagem: Reprodução/Extreme Windows Blog)

Em segundo lugar, praticamente nenhum game está preparado para suportar tamanha resolução. Tanto que Gavin teve que pedir a ajuda da AMD para criar um driver especial para trabalhar com o hardware que ele estava utilizando; mesmo assim, o jogo rodava a míseros 8 quadros por segundo, até que eles se viram obrigados a utilizar a terceira 7970.

Passando todos esses obstáculos, Gavin encontrou um último problema: tal configuração consumia tanta energia que a fonte utilizada na máquina simplesmente não foi capaz de aguentar, desligando após poucos minutos de jogo. É, parece que realmente é melhor nos contentarmos com o 1080p, por enquanto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.