CuBox: um computador completo que cabe na sua mão

1 min de leitura
Imagem de: CuBox: um computador completo que cabe na sua mão

(Fonte da imagem: Divulgação Solid-Run)

A empresa israelense Solid-Run apresentou o protótipo daquele que poderia ser o menor computador Media Center do mundo. Batizado de CuBox, a caixinha cúbica de 3,2 centímetros é na verdade um computador completo, equipado com um processador ARM Marvell Armada de 800 MHz, 1 GB de memória DDR 3 e com uma GPU compatível com OpenGL.

Apesar do tamanho, o pequeno CuBox impressiona pela conectividade, contando com interface de rede Ethernet, duas portas USB, eSata, receptor infravermelho, porta microUSB e até saída HDMI. Durante as demonstrações, a máquina foi plenamente capaz de servir de Media Center, rodando o aplicativo XBMC na distribuição Ubuntu do Linux.

Para o armazenamento, o CuBox conta com uma entrada para cartões de memória microSD. Além de poder ser conectado à TV para servir como um centro de entretenimento, a Solid-Run afirma que o computador pode ser útil como um set-top-box, uma unidade de armazenamento ligada à rede, ou mesmo como uma plataforma de testes para sistemas Android. O CuBox pode ser comprado via encomenda pelo preço de US$ 135 (R$ 250).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.